Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações do Comportamento Alimentar

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018290
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I, Psicopatologia II, Modificação do Comportamento e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas recorrer-se-á ao método expositivo, com frequentes apresentações de casos clínicos que ilustrem aspetos estudados. Nas aulas práticas serão apresentados diversos exemplos clínicos, com recurso frequente ao modelamento das competências de avaliação clínica e a exercícios de simulação (role-play). A articulação entre as aulas teóricas e práticas permitirá uma aproximação à realidade clínica cognitivo-comportamental, treinando os alunos em competências de avaliação clínica, formulações cognitivo-comportamentais e na aplicação de diferentes estratégias de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

(1) Contribuir para um conhecimento mais aprofundado das Perturbações Alimentares, no que diz respeito à sua caracterização clínica, classificação e diagnóstico;

(2) Dar a conhecer uma leitura cognitivo-comportamental destas perturbações; e

(3) Desenvolver competências de avaliação, diagnóstico e, ainda, para de conceptualização de casos clínicos e a delineação de estratégias de intervenção clínica nestas perturbações.

No plano de competências teóricas:

1. Conhecimento dos quadros clínicos de Perturbações do Comportamento Alimentar;

2. Promover a reflexão sobre questões associadas ao diagnóstico;

3. Conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais para a compreensão e intervenção;

4. Conhecimento de novas abordagens baseadas nos Modelos de 3ª geração;

No plano de competências práticas:

Desenvolvimento e treino de competências de avaliação clínica, de formulação cognitivo-comportamental e de intervenção terapêutica.

Estágio(s)

Não

Programa

As Perturbações do Comportamento Alimentar:

1. Classificação e diagnóstico: Características psicopatológicas e clínicas; critérios e questões associadas ao diagnóstico; a abordagem do DSM-V e a abordagem transdiagnóstica.

2. Epidemiologia: A incidência e a prevalência da anorexia nervosa, bulimia e de perturbação alimentar sem outra especificação.

3. Avaliação clínica dos distúrbios associados à imagem corporal e ao comportamento alimentar; Medidas, metodologia, implementação e adequabilidade dos diferentes instrumentos de avaliação.

4. Modelo cognitivo-comportamental: Fatores etiológicos e de desenvolvimento (predisponentes, precipitantes e de manutenção da perturbação);

5. Programas de intervenção cognitivo-comportamental ;

6. A conceptualização das Perturbações do Comportamento Alimentar baseada no modelo evolucionário e na Teoria das Mentalidades Sociais.

7. Novas intervenções terapêuticas na psicopatologia alimentar: Princípios terapêuticos e programas.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Rute Carlos Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 15.0%
Exame: 85.0%

Bibliografia

  Cooper, Z., & Shafran, R. (2008). Cognitive behaviour therapy for eating disorders. Behavioural and Cognitive Psychotherapy, 36(6), 713-722. doi:10.1017/S1352465808004736

Fairburn, C. G. (2008). Cognitive behavior therapy and eating disorders. New York: Guilford Press.

Ferreira, C. (2003). Anorexia nervosa – A expressão visível do invisível: Contributos para a avaliação de atitudes e comportamentos em relação ao peso e à imagem corporal (Dissertação de Mestrado não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Garner, D. M., & Bemis, K. M. (1982). A cognitive-behavioral approach to anorexia nervosa. Cognitive Therapy and Research, 6(2), 123–150. doi:10.1007/BF01183887

Goss, K., & Gilbert, P. (2002). Eating disorders, shame and pride: A cognitive-behavioural functional analysis. In P. Gilbert & J. Miles (Eds.), Body shame: Conceptualisation, research and treatment (pp. 219–255). New York: Brunner Routledge.