Programas de Promoção do Sucesso e de Prevenção de Risco
4
2017-2018
02018284
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos e competências técnicas de planificação
Resultados de Aprendizagem
* Equacionar “sucesso”
* Conhecer programas diferentemente fundamentados
* Identificar fatores / processos de risco e de proteção em contextos educativos
* Definir metas de promoção de conhecimentos, competências e atitudes pró resiliência
* Adequar a definição de componentes de intervenção para o desenvolvimento positivo nas sucessivas etapas de desenvolvimento
* Planificar ações de empowerment pela capacitação académica, promoção de competências de leitura escrita, matemática e resolução de problemas
* Articular aprendizagens formais com expressões livres, lúdicas e artísticas
* Discutir/elaborar planos de prevenção numa perspetiva sistémica, nos sucessivos ciclos de vida e em (para) contextos formais ou não formais de intervenção
* Avaliar intervenções e o impacto de programas de promoção
* Explorar estratégias de ajuda ou tutoria
* Estudar possibilidades de parcerias interinstitucionais identificando stakeholders para divulgar e implementar programas de promoção de competências.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Conceitos
1.1. Programa e requisitos de programação sistemática
1.2. Sucesso no âmbito da Psicologia Positiva
1.3. Avaliação de fatores e processos de risco e de proteção
2- Tipos de programas: sustentação teórica e aplicações empíricas em diferentes etapas do percurso escolar e de formação
3- Assessoria psicoeducativa em contextos escolares e educacionais
3.1. Orientações para a educação pré-escolar
3.2. Estrutura e dinâmicas de educação escolar
3.3. Estratégias de aprendizagem em áreas específicas do conhecimento, com enfoque nas aprendizagens formais: leitura, escrita e matemática.
3.4. Integração e adaptações curriculares
3.5. Tutoria e sistemas de ajuda
3.6. O papel do jogo e expressões no conhecimento e formação global
4- Aproximação sistémica: escola-família-comunidade
4.1. Promotores, agentes, destinatários, beneficiários e stakeholders de programas de promoção de competências e de sucesso educativo
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 25.0%
Relatórios individuais de resolução de problemas apresentados ou descobertos a propósito das rubricas programáticas: 75.0%
Bibliografia
Cole, E. & Siegel, J.A. (2003). Effective Consultation in School Psychology. Toronto: Hogrefe & Huber.
Linder, T.W. (1997). Transdisciplinary play-based intervention: guidelines for developing a meaningful curriculum for young children. Baltimore: Paul H. Brookes.
Luján, A., & Santos, M. (2005). El niño en el entorno escolar. Cómo prevenir y afrontar problemas e transtornos. Madrid: Sintesis.
Matos, M. G. (Coord.) (2005). Comunicação, Gestão de Conflitos e Saúde na Escola, Lisboa: Edições Fac. Motricidade Humana.
Monereo, C., Solé, I., et al. (2000). O assessoramento psicopedagógico. Uma perspectiva profissional e construtivista. Porto Alegre: Artmed.
Rey, B. et al. (2005). As competências na escola. Aprendizagem e avaliação. V.N. Gaia: Gailivro.
Silva, A.L. & Marujo, H. (2005). Consulta psicológica em contexto escolar: competências, possibilidades, recursos e outros tesouros. In M.C. Taveira (Coord.), Psicologia Escolar: Uma Proposta Científico-Pedagógica. Coimbra: Quarteto Editora.