Programas de Promoção do Sucesso e de Prevenção de Risco

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018284
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos e competências técnicas de planificação

Resultados de Aprendizagem

* Equacionar “sucesso”

* Conhecer programas diferentemente fundamentados

* Identificar fatores / processos de risco e de proteção em contextos educativos

* Definir metas de promoção de conhecimentos, competências e atitudes pró resiliência

* Adequar a definição de componentes de intervenção para o desenvolvimento positivo nas sucessivas etapas de desenvolvimento

* Planificar ações de empowerment pela capacitação académica, promoção de competências de leitura escrita, matemática e resolução de problemas

* Articular aprendizagens formais com expressões livres, lúdicas e artísticas

* Discutir/elaborar planos de prevenção numa perspetiva sistémica, nos sucessivos ciclos de vida e em (para) contextos formais ou não formais de intervenção

* Avaliar intervenções e o impacto de programas de promoção

* Explorar estratégias de ajuda ou tutoria

* Estudar possibilidades de parcerias interinstitucionais identificando stakeholders para divulgar e implementar programas de promoção de competências.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Conceitos

1.1. Programa e requisitos de programação sistemática

1.2. Sucesso no âmbito da Psicologia Positiva

1.3. Avaliação de fatores e processos de risco e de proteção

2- Tipos de programas: sustentação teórica e aplicações empíricas em diferentes etapas do percurso escolar e de formação

3- Assessoria psicoeducativa em contextos escolares e educacionais

3.1. Orientações para a educação pré-escolar

3.2. Estrutura e dinâmicas de educação escolar

3.3. Estratégias de aprendizagem em áreas específicas do conhecimento, com enfoque nas aprendizagens formais: leitura, escrita e matemática.

3.4. Integração e adaptações curriculares

3.5. Tutoria e sistemas de ajuda

3.6. O papel do jogo e expressões no conhecimento e formação global

4- Aproximação sistémica: escola-família-comunidade

4.1. Promotores, agentes, destinatários, beneficiários e stakeholders de programas de promoção de competências e de sucesso educativo

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Relatórios individuais de resolução de problemas apresentados ou descobertos a propósito das rubricas programáticas: 75.0%

Bibliografia

Cole, E. & Siegel, J.A. (2003). Effective Consultation in School Psychology. Toronto: Hogrefe & Huber.

Linder, T.W. (1997). Transdisciplinary play-based intervention: guidelines for developing a meaningful curriculum for young children. Baltimore: Paul H. Brookes.

Luján, A., & Santos, M. (2005). El niño en el entorno escolar. Cómo prevenir y afrontar problemas e transtornos. Madrid: Sintesis.

Matos, M. G. (Coord.) (2005). Comunicação, Gestão de Conflitos e Saúde na Escola, Lisboa: Edições Fac. Motricidade Humana.

Monereo, C., Solé, I., et al. (2000). O assessoramento psicopedagógico. Uma perspectiva profissional e construtivista. Porto Alegre: Artmed.

Rey, B. et al. (2005). As competências na escola. Aprendizagem e avaliação. V.N. Gaia: Gailivro.

Silva, A.L. & Marujo, H. (2005). Consulta psicológica em contexto escolar: competências, possibilidades, recursos e outros tesouros. In M.C. Taveira (Coord.), Psicologia Escolar: Uma Proposta Científico-Pedagógica. Coimbra: Quarteto Editora.