Programas de Promoção do Sucesso e de Prevenção de Risco
4
2019-2020
02018284
Psicologia
Português
Espanhol
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Alguns conhecimentos e competências técnicas de planificação
Métodos de Ensino
Privilegia-se a participação ativa e aprendizagem situada dos estudantes, da pesquisa orientada, planificação, colaboração em projetos de investigação ou intervenção em curso.
Prevê-se problematização de situações reais, com reporte a conteúdos teóricos ministrados ou recuperados, sob tutoria e supervisão das docentes. São resultados esperados: análise sistemática de programas, manuseamento de materiais de suporte (instrumentos, técnicas de avaliação, programas, relatórios, jogos, …) e seu tratamento reflexivo com apresentações orais, eescritas e em role-play.
Resultados de Aprendizagem
* Equacionar “sucesso”, promoção, prevenção, risco; Contextos em que se abordam estes conceitos
* Conhecer programas diferentemente fundamentados, componentes de um programa
* reconhecer diversos domínios de prevenção de comportamentos de risco e promoção de competências de autorrregulação emocional.
* Identificar fatores/processos de risco e de proteção em contextos educativos
* conhecer modelos explicativos/compreensivos do (in)sucesso
* Definir metas de promoção de conhecimentos, competências e atitudes
* Planificar ações de empowerment pela capacitação académica, promoção de competências de leitura escrita, matemática e resolução de problemas, capacitação emocional e social
* conhecer tipos de intervenção, promoção
* Articular aprendizagens formais com expressões livres, lúdicas e artísticas
* Discutir/elaborar planos de prevenção numa perspetiva sistémica, nos sucessivos ciclos de vida e em (para) contextos formais ou não formais de intervenção
* Avaliar intervenções
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Conceitos
1.1. Programa e requisitos de programação sistemática
1.2. Sucesso no âmbito da Psicologia Positiva
1.3. Avaliação de fatores e processos de risco e de proteção
2- Tipos de programas: sustentação teórica e aplicações empíricas em diferentes etapas do percurso escolar e de formação
3- Assessoria psicoeducativa em contextos escolares e educacionais
3.1. Orientações para a educação pré-escolar
3.2. Estrutura e dinâmicas de educação escolar
3.3. Estratégias de aprendizagem em áreas específicas do conhecimento, com enfoque nas aprendizagens formais: leitura, escrita e matemática.
3.4. Integração e adaptações curriculares
3.5. Tutoria e sistemas de ajuda
3.6. O papel do jogo e expressões no conhecimento e formação global
4- Aproximação sistémica: escola-família-comunidade
4.1. Promotores, agentes, destinatários, beneficiários e stakeholders de programas de promoção de competências e de sucesso educativo
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Teste escrito contemplando toda a matéria veiculada e refletida nas aulas, ao longo de todo o semestre: 100.0%
Avaliação contínua
Apresentação do projeto individual, de forma oral e escrita: 30.0%
Apresentação do relatório final, individual e escrito: 70.0%
Bibliografia
Almeida, L.S., Franco, A., Soares, D.L., Alves, A.F., & Gonçalves, P. (2013). «O Psicólogo Escolar face aos desafios da Escola de Futuro» In I.E.. Rego & S. N. Caldeira (Coord.), Prevenir ou Remediar? Contextos para a intervenção em Psicologia (cap. 1), Braga: Psiquilíbrios Edições.
Cole, E. & Siegel, J.A. (2003). Effective Consultation in School Psychology. Toronto: Hogrefe & Huber.
Damião, H. (1997a). Pré, Inter e Pós Acção. Planificação e Avaliação em Pedagogia. Coimbra, Minerva.
Damião, H. (1997b). De Aluno a Professor. Coimbra, Minerva.
Luján, A., & Santos, M. (2005). El niño en el entorno escolar. Cómo prevenir y afrontar problemas e transtornos. Madrid: Sintesis.
Linder, T.W. (1997). Transdisciplinary play-based intervention: guidelines for developing a meaningful curriculum for young children. Baltimore: Paul H. Brookes.
Matos, M. G. (Coord.) (2005). Comunicação, Gestão de Conflitos e Saúde na Escola, Lisboa: Edições Fac. Motricidade Humana.