Parentalidade e Desenvolvimento
4
2019-2020
02018273
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Ter concluído a 1.ª Fase do MIP.
Métodos de Ensino
As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projecção de material visual. A apresentação e discussão de dados de investigação recente e respectivas implicações ao nível da intervenção serão privilegiadas
Resultados de Aprendizagem
Analisar a motivação e projeto para a parentalidade no contexto dos processos familiares intergeracionais de transição para a adultez;
Utilizar o conhecimento sobre os processos de desenvolvimento da identidade ao longo do ciclo vital para analisar a função identitária da parentalidade, o desenvolvimento parental e as atitudes parentais;
Dominar os principais conceitos relativos ao balanceamento vs conflito dos projetos de vida para explicar diferentes trajetórias parentais;
Compreender a interação entre as atitudes parentais e o desenvolvimento dos filhos, e explicar o seu impacto intergeracional nas atitudes de cuidar;
Conhecer as vantagens da parceria escola-família e saber como organizar e avaliar programas de cooperação;
Identificar os diferentes tipos de necessidades de suporte por parte da família e conceptualizar intervenções ecologicamente relevantes por parte da escola;
Conhecer o estado atual e as principais questões da investigação sobre as temáticas abordadas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Desenvolvimento da identidade parental
Abordagem intergeracional da transição para a adultez e das relações familiares
A identidade da família e o projecto identitário de parentalidade
A transição para a parentalidade e o desenvolvimento parental
Práticas parentais e desenvolvimento dos filhos
Estilos educativos e disciplinares parentais
Factores protectores e de risco do desenvolvimento dos filhos
Relações intergeracionais entre os filhos adultos e as gerações anteriores
Suporte familiar no cuidado das novas gerações e conciliação trabalho-família
Cuidado das gerações anteriores
Relacionamento escola-família
Abordagem ecológica do envolvimento da família na educação dos filhos
Preditores e consequências do envolvimento familiar na escola
O papel da escola no envolvimento familiar e tipos de envolvimento familiar na escola
Variáveis da cooperação entre a escola e a família e planeamento e avaliação de programas de coeducação
Tipos de suporte à família
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Trabalho de investigação: 25.0%
Frequência: 75.0%
Bibliografia
Borkowski, J. G., Ramey, S. L., & Bristol-Power, M. (Eds) (2oo2). Parenting and the child’s world – Influences on academic, intellectual, and social-emotional development. Mahwah, NJ: Erlbaum.
Bornstein, M. H. (Ed.) (2002). Handbook of Parenting (Vol.3, Being and becoming a parent). Mahwah, NJ: Erlbaum.
Conger, R. D., Lorenz, F. O., Wickrama, K. A. S. (Eds.) (2004). Continuity and change in family relations: Theory, methods, and empirical findings. Mahwah, NJ: Erlbaum.
Cruz, O. (2005). Parentalidade. Coimbra: Quarteto.
Damon, W. & Lerner, R. M. (Eds.) (2008). Child and adolescent development: An advanced course. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
Korabik, K., Lero, D. S., & Whitehead, D. L. (Eds.) (2008). Handbook of work-family integration. London: Elsevier.
Price, S. J., Price, C. A., & McKenry, P. C. (2010). Families & change – Coping with stressful events and transitions. California: Sage.