Parentalidade e Desenvolvimento

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018273
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter concluído a 1.ª Fase do MIP.

Métodos de Ensino

As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projecção de material visual. A apresentação e discussão de dados de  investigação recente e respectivas implicações ao nível da intervenção serão privilegiadas

Resultados de Aprendizagem

Analisar a motivação e projeto para a parentalidade no contexto dos processos familiares intergeracionais de transição para a adultez;

Utilizar o conhecimento sobre os processos de desenvolvimento da identidade ao longo do ciclo vital para analisar a função identitária da parentalidade, o desenvolvimento parental e as atitudes parentais;

Dominar os principais conceitos relativos ao balanceamento vs conflito dos projetos de vida para explicar diferentes trajetórias parentais;

Compreender a interação entre as atitudes parentais e o desenvolvimento dos filhos, e explicar o seu impacto intergeracional nas atitudes de cuidar;

Conhecer as vantagens da parceria escola-família e saber como organizar e avaliar programas de cooperação;

Identificar os diferentes tipos de necessidades de suporte por parte da família e conceptualizar intervenções ecologicamente relevantes por parte da escola;

Conhecer o estado atual e as principais questões da investigação sobre as temáticas abordadas.

Estágio(s)

Não

Programa

Desenvolvimento da identidade parental

Abordagem intergeracional da transição para a adultez e das relações familiares

A identidade da família e o projecto identitário de parentalidade

A transição para a parentalidade e o desenvolvimento parental

Práticas parentais e desenvolvimento dos filhos

Estilos educativos e disciplinares parentais

Factores protectores e de risco do desenvolvimento dos filhos

Relações intergeracionais entre os filhos adultos e as gerações anteriores

Suporte familiar no cuidado das novas gerações e conciliação trabalho-família

Cuidado das gerações anteriores

Relacionamento escola-família

Abordagem ecológica do envolvimento da família na educação dos filhos

Preditores e consequências do envolvimento familiar na escola

O papel da escola no envolvimento familiar e tipos de envolvimento familiar na escola

Variáveis da cooperação entre a escola e a família e planeamento e avaliação de programas de coeducação

Tipos de suporte à família

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Trabalho de investigação: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

Borkowski, J. G., Ramey, S. L., & Bristol-Power, M. (Eds) (2oo2). Parenting and the child’s world – Influences on academic, intellectual, and social-emotional development. Mahwah, NJ: Erlbaum.

Bornstein, M. H. (Ed.) (2002). Handbook of Parenting (Vol.3, Being and becoming a parent). Mahwah, NJ: Erlbaum.

Conger, R. D., Lorenz, F. O., Wickrama, K. A. S. (Eds.) (2004). Continuity and change in family relations: Theory, methods, and empirical findings. Mahwah, NJ: Erlbaum.

Cruz, O. (2005). Parentalidade. Coimbra: Quarteto.

Damon, W. & Lerner, R. M. (Eds.) (2008).  Child and adolescent development: An advanced course. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.

Korabik, K., Lero, D. S., & Whitehead, D. L. (Eds.) (2008). Handbook of work-family integration. London: Elsevier.

Price, S. J., Price, C. A., & McKenry, P. C. (2010). Families & change – Coping with stressful events and transitions. California: Sage.