Ensino da Psicologia
4
2020-2021
02018262
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Incondicional. Contudo, conveniente, será dominar, ao nível da leitura e compreensão, a língua inglesa e a língua espanhola, para além do português.
Métodos de Ensino
Fundamentalmente, serão utilizadas as estratégias expositivas, demonstrativas, por parte do docente, e de discussão e igualmente de pesquisa orientada, por parte dos alunos. Recorrer-se-á, de forma sistemática, ao manuseamento de planos de aulas, dos programas em vigor, de materiais e recursos de ensino e de aprendizagem. Os alunos ensaiarão tarefas de planificação de aulas e elaboração de estratégias de avaliação de conhecimentos e de competências
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos
como objetivo geral,
* aprendam a ensinar e aprendam a ensinar a aprender
Especificamente, que
* aprendam o quê, para quê, como, planificar (e agir) a ação educativa:
- saibam planificar aulas, sessões
- saibam gerir os tempo de interação
- saibam selecionar conteúdos
- saibam selecionar estratégias, atividades e recursos de ensino e de aprendizagem
- saibam avaliar competências, conteúdos (avaliação pedagógica)
- conheçam os currículos e programas em vigor
- atualizem todas as competências anteriores
Estágio(s)
NãoPrograma
Bloco 1: Enquadramento epistemológico do ensino da psicologia
Temas
1.Concetualização de ensino da Psicologia: o estudo científico
2.Competências/perfil do profissional/docente (análise funcional);
3.Contextos de intervenção, no sistema educativo português (diferentes níveis de ensino, ênfase no ensino secundário; apresentação das orientações curriculares do minedu e respetivos programas)
4.Orientações metodológicas de ensino (modelos e perspetivas: maturacionista, comportamentalista e construtivistas e suas implicações ao nível das diversas facetas do processo ensino-aprendizagem).
Bloco 2: Processo ensino-aprendizagem
Temas
1.os agentes e os componentes
2.o processo planificação (componentes: objetivos, conteúdos, recursos de ensino, de aprendizagem, de avaliação)
3.o processo interação (modelos e recursos: estratégias de ensino e de aprendizagem)
4.o processo de avaliação das aprendizagens (tipologias e recursos; elaboração de estratégias e formas e critérios de cotação)
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação do projeto individual, oral e escrito: 30.0%
Apresentação do relatório final, individual e escrito: 70.0%
Bibliografia
Almeida, P.C. A., Azzi, R.G. & Mercuri, E. (2003). Em busca de um ensino de psicologia significativo para futuros professores.
Azzi, R. G., Batista, S. & Sadalla, A. (2000). Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Alínea
Barros, C.C. (2007). Reflexões sobre a formação de professores de Psicologia. Temas em Psicologia, pepsic.bvsalud.org
Bernstein, D. A. (2003) The national institute on the teaching of psychology: twenty-five years and counting. In W. Buskist, V. Hevern, & G. W. Hill, IV, (Eds.), Essays from excellence in teaching (Vol. II, pp. 20–22). Society for the Teaching of Psychology.
Damião, H. (1997b). De Aluno a Professor. Coimbra, Minerva.
Figueira, A. P. (2013). Sou, quero ser, professor …. Tradicional, comportamentalista ou construtivista? - Manual de autoformação de professores. Guia de autoconhecimento. Germany: Novas edições académicas.
Griggs, R. A., & Jackson, S. L. (2011). Teaching introductory psychology: Tips from ToP
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