Ensino da Psicologia

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018262
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Incondicional. Contudo, conveniente, será dominar, ao nível da leitura e compreensão, a língua inglesa e a língua espanhola, para além do português.

Métodos de Ensino

Ao nível de ensino, serão utilizadas as estratégias expositivas, demonstrativas, por parte do docente, e de discussão e igualmente de pesquisa orientada, por parte dos alunos. Recorrer-se-á, de forma sistemática, ao manuseamento de planos de aulas, dos programas em vigor, de materiais e recursos de ensino e de aprendizagem. Em termos mais práticos, os alunos ensaiarão tarefas de planificação de aulas e elaboração de estratégias de avaliação de conhecimentos e de competências.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos, como objetivo geral,

* aprendam a ensinar e aprendam a ensinar a aprender

Especificamente, que

* aprendam o quê, para quê, como, planificar (e agir) a ação educativa:

- saibam planificar aulas, sessões

- saibam gerir os tempo de interação

- saibam selecionar conteúdos

- saibam selecionar estratégias, atividades e recursos de ensino e de aprendizagem

- saibam avaliar competências, conteúdos (avaliação pedagógica)

- conheçam os currículos e programas em vigor

- atualizem todas as competências anteriores.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Enquadramento epistemológico do ensino da psicologia

Conceptualização de ensino da Psicologia: o estudo científico do ensino da Psicologia

Competências do profissional/docente (análise funcional de intervenção)

Contextos de intervenção, no sistema educativo português (diferentes níveis de ensino, com incidência no ensino secundário; apresentação das orientações curriculares do ministério da educação e respetivos programas)

Orientações metodológicas de ensino (modelos e perspetivas: maturacionista, comportamentalista e construtivistas; implicações ao nível das diversas facetas do processo ensino-aprendizagem)

2. Processo ensino-aprendizagem

Os agentes e os componentes

O processo planificação (componentes: objetivos, conteúdos, recursos de ensino, de aprendizagem, de avaliação)

O processo interação (modelos e recursos: estratégias de ensino e de aprendizagem)

O processo de avaliação das aprendizagens (tipologias e recursos; estratégias, formas e critérios de cotação).

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
As tarefas de treino nas aulas concorrem para 40% da avaliação final. Os restantes 60%, cumpridos em termos individuais, implicam a planificação de uma aula/sessão ou temática, com todos os componentes, e a sua simulação aos colegas.: 100.0%

Bibliografia

Griggs, R. A., & Jackson, S. L. (2011). Teaching introductory psychology: Tips from ToP. Retrieved from the STP: http://teachpsych.org/ebooks/tips2011/index.php

Irons, J. G., Beins, B. C., Burke, C., Buskist, B., Hevern, V., & Williams, J. E. (Eds.). (2006). Teaching psychology in autobiography: Perspectives from exemplary psychology teachers, vol. 2. S T P. Retrieved from the STP: http://www.teachpsych.org/resources/tia2006/

Korn, J. H., & Sikorski, J. (2010). A Guide for Beginning Teachers of Psychology. Retrieved from the Society for the Teaching of Psychology (STP): http://teachpsych.org/ebooks/guide2010/index.php

Preparing the New Psychology Professoriate: Helping Graduate Students Become Competent Teachers (2004)

Promoting Student Engagement V 1: Programs, Techniques and Opportunities (2011)

Promoting Student Engagement V 2: Activities, Exercises and Demonstrations for Psychology Courses (2011)

The STP Guide to Graduate Student Training in the Teaching of Psychology (2007)