Psicologia Evolucionista do Desenvolvimento

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018251
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria da Evolução de Darwin (conhecimentos básicos); Biologia e Genética (conhecimentos básicos); Psicologia do Desenvolvimento. Línguas necessárias para a consulta da bibliografia: Português e Inglês.

Métodos de Ensino

Aulas: método expositivo apoiado na apresentação de diapositivos (disponíveis como documentos em formato PDF); métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais. Trabalho teórico de revisão bibliográfica.

Resultados de Aprendizagem

Promover o estudo, o conhecimento e a reflexão de temas fundamentais e aplicados ao desenvolvimento e comportamento humano na perspectiva da Psicologia Evolucionista, enquanto importante quadro teórico de referência emergente.
Conhecer e identificar temas fundamentais do desenvolvimento e comportamento humano numa perspectiva evolucionista integrativa e holística, de acordo com os quatro níveis de análise (ou categorias complementares de explicação) de Tinbergen: ontogenia (desenvolvimento), filogenia (evolução), mecanismo (causalidade) e função (adaptação).

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: vias de acesso à Psicologia Evolucionista (etologia, integração da genética e evolução, Sociobiologia); A Psicologia do Desenvolvimento numa perspectiva evolucionista; Os níveis de análise de Tinbergen.

Temas gerais: Inteligência e personalidade (evolução do cérebro e da inteligência; inteligências múltiplias; diferenças na inteligência e personalidade); Desenvolvimento e relações sociais (A evolução dos comportamentos prosociais); Fundações de uma abordagem darwinista do Juízo moral (origem, expansão e refinamento). Saúde (as «prescrições do Paleolítico»).

Temas aplicados ao desenvolvimento: Sexualidade e acasalamento (Estratégias de reprodução; ciúme); Parentalidade (Investimento parental e biparental; Conflito progenitores/progenitura; Diferenças e preferências entre os sexos no investimento; Impacto parental no desenvolvimento; Novas perspectivas na vinculação; Avós e aloparentalidade);

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Crawford, C. & Krebs, D., Eds. (2008). Foundations of evolutionary psychology. NY: Lawrence Erlbaum
Dunbar & Barrett, Eds. (2007). The Oxford Handbook of Evolutionary Psychology. Oxford: OUP
Krebs, D. L. (2011). The origins of morality. Oxford: OUP.
Ray, W (2013). Evolutionary psychology: neuroscience perspectives concerning human behavior and experience. LA: Sage.
Robert, S., Ed. (2012). Applied evolutionary psychology. Oxford: OUP.
Salmon & Shackelford, Eds (2011). The Oxford handbook of evolutionary family psychology. Oxford: OUP.
Sapolsky, R. (2018). Behave: The Biology of Humans at Our Best and Worst (reprint ed). London: Penguin

Revistas/Journals:
Evolutionary Psychology; Evolution and Human Behavior

Buller, D (2006). Adapted Minds. Cambridge, MA: MIT.
Buss, D (2014) Evolutionary Psychology. The New Science of Mind (5th ed.). Boston: Pearson.
Buss, D (Ed.). (2005). The handbook of evolutionary psychology. Hoboken.: Wiley.