Aconselhamento e Orientação nas Transições

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02018249
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Apresentações teóricas, resolução de exercícios e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer os principais modelos de desenvolvimento humano aplicados às transições

- Compreender os conceitos e as realidades fenomenológicas associadas às transições

- Conhecer os principais modelos de aconselhamento individual e de grupo para as transições

- Compreender estratégias de consultoria, desenvolvimento de programas e de advocacia nas transições

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelos de Desenv.Humano aplicados às Transições

A abordagem desenvolvimentista

A abordagem contextualista

A abordagem "life-span"

A abordagem transicional

A abordagem de Vondracek, Ferreira & Santos

2. Transições

Definições

Tipos de transição

1 Fins, zonas neutras e inícios

2 Ciclos de mudança

3 Esperança e Espiritualidade

4 Modelos do "caos"

5 Perspetivas integradoras

6 Casos: envelhecimento, desemprego, saúde/doença

3. O sistema conceptual de Schlossberg (4 S'):

Situação

Eu

Suporte

Estrutura

4. Transições relacionais

Familiares

Existenciais

Sociais

5. Modelos de Aconselhamento

Modelo de Schlossberg

Modelo de Hackney & Corniers

Modelo de Vondracek, Ferreira & Santos

6. As transições em não-eventos

Definições

Modelos e técnicas de consulta e avaliação psicológica

7. Aconselhamento de grupo

8. Intervenção em crise e trauma

9. Consultoria, desenvolv. programas e advocacia para as Transições

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Anderson, M., Goodman, J., & Schlossberg, N. (2012). Counseling adults in transition: linking Schlossberg’s theory with practice in a diverse world, 4th ed. New York: Springer.

Bridges, W. (2001). The way of transition: embracing life’s most difficult moments. New York: Perseus.

Sandoval, J. (Ed.). Handbook of crisis counseling, intervention, and prevention in the schools, 2nd ed. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Vondracek, F. W., Ferreira, J. A., & Santos, E. (2010). Vocational Behavior and Development in Times of Social Change: New Perspectives for Theory, Research, and Practice. International Journal for Educational and Vocational Guidance, Volume 10, Number 2, 125-138 (Springer) (Hindex: 8).

Yalom, I. (2008). Staring at the Sun: overcoming the terror of death. San Fracisco, CA: Wiley.