Problemas de Desenvolvimento na Infância e na Adolescência

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018238
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curriculares e conhecimentos: Biologia e Genética; Psicologia do Desenvolvimento I e II; Psicopatologia I e II; Neuropsicologia; Avaliação Psicológica I e II; Necessidades Educativas Especiais

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo geral desta uc é proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre problemas de desenvolvimento da criança e do adolescente e sobre métodos e técnicas de avaliação e intervenção que lhe estão associados, adequados às especificidades contextuais e desenvolvimentais.

Competências:

- Conhecer a diversidade das perturbações do desenvolvimento na infância e na adolescência;

- Caracterizar do ponto de vista semiológico, etiológico e epidemiológico tipos particulares de perturbações do desenvolvimento;

- Conhecer características e trajectórias desenvolvimentais;

- Participar na despistagem/identificação de problemas de desenvolvimento;

- Aceder a processos de avaliação orientados para a intervenção;

- Conhecer métodos e técnicas de intervenção, incluindo os relativos aos contextos escolar e familiar;

- Identificar métodos e técnicas de intervenção ajustados às especificidades individuais e contextuais.

Estágio(s)

Não

Programa

- Módulo I - Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (Trissomia 21, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Williams...). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Princípios e métodos de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.

- Módulo II - Perturbações do Espectro Autista: O conceito de espectro autista. A perturbação autística e a Síndrome de Asperger. Identificação. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção. Estratégias educacionais específicas.

- Módulo III - Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Métodos de avaliação psicológica. Intervenção em contexto familiar e escolar.

- Módulo IV - Paralisia Cerebral: Definição, classificações e etiologias. Caracterização. A especificidade da avaliação psicológica. Estratégias de intervenção e reabilitação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
O aluno poderá optar por uma avaliação periódica ou por uma avaliação final. A classificação da avaliação periódica corresponder à média ponderada, arredondada às décimas, do somatório da nota do exame (45%; Prova do tipo A), de uma prova de avaliação periódica (25%; Prova do tipo A - Mini teste) e de trabalhos práticos apresentados e discutidos no âmbito das aulas (30%; Provas do tipo C). : 100.0%

Bibliografia

Barkley, A. R. (2006). Attention-Deficit Hyperactivity Disorder: A handbook for diagnosis and treatment (3rd ed.). New York: Guilford Press.

Benson, J. B. & Haith, M. M. (Eds.) (2009). Diseases and disorders in infancy and early childhood. Amsterdam: Academic Press.

Brock, S. E., Jimerson, S. R., & Hansen, R. L. (2006). Identifying, assessing, and treating autism at school. New York: Springer.

Carr, A., Reilly, G. O’, Noonan Walsh, P., & McEvoy, J. (Eds.) (2007). The handbook of intellectual disability and clinical psychology practice. London: Routledge.

Lopes, J. A. (2004). A Hiperactividade. Coimbra: Quarteto.

Volkmar, F. R., & Wiesner, L. A. (2009). A practical guide to autism. What every parent, family member, and teacher needs to know. New Jersey: John Wiley & Sons.