Problemas de Desenvolvimento na Infância e na Adolescência
4
2020-2021
02018238
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Bases Biológicas do Comportamento; Psicologia do Desenvolvimento I e II; Psicopatologia I e II; Neuropsicologia; Avaliação Psicológica I e II; Necessidades Educativas Especiais
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise de DVDs.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular é proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre problemas de desenvolvimento da criança e do adolescente e sobre métodos e técnicas de avaliação e intervenção que lhe estão associados, adequados às especificidades contextuais e desenvolvimentais.
Competências:
- Conhecer a diversidade das perturbações do desenvolvimento na infância e na adolescência;
- Caracterizar do ponto de vista semiológico, etiológico e epidemiológico tipos particulares de perturbações do desenvolvimento;
- Conhecer características e trajetórias de desenvolvimento;
- Participar na despistagem/identificação de problemas de desenvolvimento;
- Aceder a processos de avaliação orientados para a intervenção;
- Conhecer métodos e técnicas de intervenção, incluindo os relativos aos contextos escolar e familiar;
- Identificar métodos e técnicas de intervenção ajustados às especificidades individuais e contextuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Módulo I - Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (Trissomia 21, Síndrome do X Frágil, Síndrome Fetal-Alcoólica...). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Princípios e métodos de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.
- Módulo II - Perturbações do Espectro Autista: O conceito de espectro autista. Características nucleares e classificação. Identificação. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção. Estratégias educacionais específicas.
- Módulo III - Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Métodos de avaliação psicológica. Intervenção em contexto familiar e escolar.
- Módulo IV - Paralisia Cerebral: Definição, classificações e etiologias. Caracterização. A especificidade da avaliação psicológica. Estratégias de intervenção e reabilitação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 15.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Mini Testes: 60.0%
Bibliografia
Benson, J. B. & Haith, M. M. (Eds.) (2009). Diseases and disorders in infancy and early childhood. Amsterdam: Academic Press.
Carr, A., Reilly, G. O’, Walsh, P. N., & McEvoy, J. (Eds.) (2007). The handbook of intellectual disability and clinical psychology practice. London: Routledge.
Richards, S. P., Brady, M. P., Taylor, R. L. (2015). Cognitive and intellectual disabilities. Historical perspectives, current practices and future directions. New York: Routledge.
Rief, S. F. (2016). How to reach and teach children with ADD/ADHD. San Francisco: Jossey-Bass.
Volkmar, F. R., & Wiesner, L. A. (2009). A practical guide to autism. What every parent, family member, and teacher needs to know. New Jersey: John Wiley & Sons.
Wehmeyer, M. L., Brown, I., Percy, M., Shogren, K. A., Fung, W. L. A. (Eds.) (2017). A comprehensive guide to Intellectual and Developmental Disabilities. Baltimore: Brooks.
Wolraich, M. L., & DuPaul, G. J. (2010). ADHD diagnosis & management. Baltimore: Paul H. Brookes.