Problemas de Desenvolvimento na Infância e na Adolescência

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02018238
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Bases Biológicas do Comportamento; Psicologia do Desenvolvimento I e II; Psicopatologia I e II; Neuropsicologia; Avaliação Psicológica I e II; Necessidades Educativas Especiais

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise de DVDs.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre problemas de desenvolvimento da criança e do adolescente e sobre métodos e técnicas de avaliação e intervenção que lhe estão associados, adequados às especificidades contextuais e desenvolvimentais.

 

Competências:

- Conhecer a diversidade das perturbações do desenvolvimento na infância e na adolescência;

- Caracterizar do ponto de vista semiológico, etiológico e epidemiológico tipos particulares de perturbações do desenvolvimento;

- Conhecer características e trajetórias de desenvolvimento;

- Participar na despistagem/identificação de problemas de desenvolvimento;

- Aceder a processos de avaliação orientados para a intervenção;

- Conhecer métodos e técnicas de intervenção, incluindo os relativos aos contextos escolar e familiar;

- Identificar métodos e técnicas de intervenção ajustados às especificidades individuais e contextuais.

Estágio(s)

Não

Programa

- Módulo I - Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (Trissomia 21, Síndrome do X Frágil, Síndrome Fetal-Alcoólica...). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Princípios e métodos de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.

- Módulo II - Perturbações do Espectro Autista: O conceito de espectro autista. Características nucleares e classificação. Identificação. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção. Estratégias educacionais específicas.

- Módulo III - Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Métodos de avaliação psicológica. Intervenção em contexto familiar e escolar.

- Módulo IV - Paralisia Cerebral: Definição, classificações e etiologias. Caracterização. A especificidade da avaliação psicológica. Estratégias de intervenção e reabilitação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 15.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Benson, J. B. & Haith, M. M. (Eds.) (2009). Diseases and disorders in infancy and early childhood. Amsterdam: Academic Press.

Carr, A., Reilly, G. O’, Walsh, P. N., & McEvoy, J. (Eds.) (2007). The handbook of intellectual disability and clinical psychology practice. London: Routledge.

Richards, S. P., Brady, M. P., Taylor, R. L. (2015). Cognitive and intellectual disabilities. Historical perspectives, current practices and future directions. New York: Routledge.

Rief, S. F. (2016). How to reach and teach children with ADD/ADHD. San Francisco: Jossey-Bass.

Volkmar, F. R., & Wiesner, L. A. (2009). A practical guide to autism. What every parent, family member, and teacher needs to know. New Jersey: John Wiley & Sons.

Wehmeyer, M. L., Brown, I., Percy, M., Shogren, K. A., Fung, W. L. A. (Eds.) (2017). A comprehensive guide to Intellectual and Developmental Disabilities. Baltimore: Brooks.

Wolraich, M. L., & DuPaul, G. J. (2010). ADHD diagnosis & management. Baltimore: Paul H. Brookes.