Problemas de Desenvolvimento na Infância e na Adolescência
4
2017-2018
02018238
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Unidades curriculares e conhecimentos: Biologia e Genética; Psicologia do Desenvolvimento I e II; Psicopatologia I e II; Neuropsicologia; Avaliação Psicológica I e II; Necessidades Educativas Especiais
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo geral desta uc é proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre problemas de desenvolvimento da criança e do adolescente e sobre métodos e técnicas de avaliação e intervenção que lhe estão associados, adequados às especificidades contextuais e desenvolvimentais.
Competências:
- Conhecer a diversidade das perturbações do desenvolvimento na infância e na adolescência;
- Caracterizar do ponto de vista semiológico, etiológico e epidemiológico tipos particulares de perturbações do desenvolvimento;
- Conhecer características e trajectórias desenvolvimentais;
- Participar na despistagem/identificação de problemas de desenvolvimento;
- Aceder a processos de avaliação orientados para a intervenção;
- Conhecer métodos e técnicas de intervenção, incluindo os relativos aos contextos escolar e familiar;
- Identificar métodos e técnicas de intervenção ajustados às especificidades individuais e contextuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Módulo I - Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (Trissomia 21, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Williams...). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Princípios e métodos de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.
- Módulo II - Perturbações do Espectro Autista: O conceito de espectro autista. A perturbação autística e a Síndrome de Asperger. Identificação. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção. Estratégias educacionais específicas.
- Módulo III - Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Métodos de avaliação psicológica. Intervenção em contexto familiar e escolar.
- Módulo IV - Paralisia Cerebral: Definição, classificações e etiologias. Caracterização. A especificidade da avaliação psicológica. Estratégias de intervenção e reabilitação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
O aluno poderá optar por uma avaliação periódica ou por uma avaliação final. A classificação da avaliação periódica corresponder à média ponderada, arredondada às décimas, do somatório da nota do exame (45%; Prova do tipo A), de uma prova de avaliação periódica (25%; Prova do tipo A - Mini teste) e de trabalhos práticos apresentados e discutidos no âmbito das aulas (30%; Provas do tipo C). : 100.0%
Bibliografia
Barkley, A. R. (2006). Attention-Deficit Hyperactivity Disorder: A handbook for diagnosis and treatment (3rd ed.). New York: Guilford Press.
Benson, J. B. & Haith, M. M. (Eds.) (2009). Diseases and disorders in infancy and early childhood. Amsterdam: Academic Press.
Brock, S. E., Jimerson, S. R., & Hansen, R. L. (2006). Identifying, assessing, and treating autism at school. New York: Springer.
Carr, A., Reilly, G. O’, Noonan Walsh, P., & McEvoy, J. (Eds.) (2007). The handbook of intellectual disability and clinical psychology practice. London: Routledge.
Lopes, J. A. (2004). A Hiperactividade. Coimbra: Quarteto.
Volkmar, F. R., & Wiesner, L. A. (2009). A practical guide to autism. What every parent, family member, and teacher needs to know. New Jersey: John Wiley & Sons.