Aconselhamento, Relação e Comunicação Humana

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018227
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as unidades curriculares de formação de base em Psicologia especialmente Psic. do Desenvolvimento; Psic. Social; Ética Deontologia e Relações Profissionais.

Métodos de Ensino

Exposição de temas e problemas. Debate em aula. Trabalhos de casa e trabalhos de campo.

Simulação de casos. Resolução de problemas e reflexão a partir de dilemas de relação entre humanos.

Apresentação de pequenos vídeos de exposição teórica de perspetivas pelos próprios autores e debate em turma de acordo com o exposto e as possibilidades de circunscrição socio-cultural do impacto psicológico das questões tratadas. Redação de ensaios breves, de modo coletivo, em sala de aula. Exercícios de comunicação e relação humana mediados pela docente.

Resultados de Aprendizagem

Garantir um espaço de reflexão pessoal assente no trabalho de diversos autores nos domínios da comunicação, e do aconselhamento; Compreender a importância das circunstâncias para a análise dos quadros de referência pessoais e coletivos; Perspetivar e discutir a importância da consciência crítica e da consciência histórica em Psicologia.

Compreender o Aconselhamento como forma de comunicação e relação humana. Dominar os quadros conceptuais sobre relação e comunicação humana. Trabalhar aspectos do desenvolvimento pessoal e das competências de contacto com O Outro.

Desenvolver competências práticas de Aconselhamento.

Saber utilizar técnicas e estratégias de Consulta Psicológica num contexto de diversidade cultural.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Processos elementares de comunicação e de relação humana

2. Relações interculturais

3. Competências, técnicas e estratégias de Aconselhamento, Relação e Comunicação Humana

4. As narrativas pessoais

5. Consulta Psicológica e Psicoterapia – a dimensão psicossocial e pessoal do terapeuta.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Agamben, G. (2015). Estado de excepção. (Trad. Miguel Freitas da Costa). Lisboa: Edições 70.

Baruth, L. G. & Manning, M. L. (2016). Multicultural counseling and psychotherapy: a lifespan approach. NY; London: Routledge, Taylor & Francis.

Bauman, Z. (2017). Retrotopia. Cambridge: Polity Press.

Gil, J. (2018). Caos e ritmo. Lisboa: Relógio d'Água.

Nussbaum, M. C. (2014). Educação e Justiça social. (Trad. Graça Lami). Ramada: Edições Pedago.

Ordine, N. (2016). A utilidade do inútil. (Trad. Margarida Periquito). Santa Maria da Feira: Faktoria K de Livros.

Stuart-Mill, J. (2016). Sobre a liberdade. (Trad. Pedro Madeira). Lisboa: Edições 70.