Aconselhamento, Relação e Comunicação Humana

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018227
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de teorias de desenvolvimento humano. Domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Método expositivo; Trabalho em grupo; Discussão em situação de aula, todas as aulas; Estudos de caso; Análise e discussão de textos.

Tarefas críticas de leitura e comentário de documentos (todas as aulas).

Realização de sínteses regulares.

Apresentação de trabalho de recolha de informação, análise e crítica de teorias.

Tarefas individuais e trabalho final individual e/ou de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o Aconselhamento como forma de comunicação e relação humana. Dominar os quadros conceptuais sobre relação e comunicação humana. Trabalhar aspectos do desenvolvimento pessoal e das competências de contacto com O Outro.

Desenvolver competências práticas de Aconselhamento.

Saber utilizar técnicas e estratégias de Consulta Psicológica num contexto de diversidade cultural.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Processos elementares de comunicação e de relação humana 

2. Relações interculturais

3. Competências, técnicas e estratégias de Aconselhamento, Relação e Comunicação Humana

4. As narrativas pessoais 

5. Consulta Psicológica e Psicoterapia – a dimensão psicossocial e pessoal do terapeuta. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é continuada e baseada na participação efectiva de cada estudante: Tarefas de leitura orientada e crítica de documentos (10%); redacção de breves relatórios de actividades (20%); trabalho de reflexão e/ou de projecto de investigação adentro dos assuntos abordados nas aulas (70%). Exame final.: 100.0%

Bibliografia

Brown, S. D., & Lent, R. W.(Eds.) (2005).Handbook of Counseling Psychology.New York, NY: Wiley.

Chryssochoou, X. (2003).Cultural diversity: Its social psychology. Oxford: Blackwell. 

Cialdini, R. B (2000).Influence: Science and practice. New York: Allyn & Bacon. 

DeLucia-Waack, J. L., Gerrity, D. A.,Kalodner, C. R., & Riva, M. T. (Eds.) (2004).Handbook of group counseling and psychotherapy.CA: Sage. 

Gergen, K. J. (2010).An Invitation to Social Construction. Sage. LA.

Gergen, K. J.(2009).Relational Being – Beyond self and community. Oxford University Press.

Locke, D. C.,Myers, J. E., & Herr, E. L. (Eds.) (2001).The handbook of counselling. CA:Sage.

Ponterotto, J. G.,Casas, J. M., Suzuki, L. A., & Alexander, C. M. (Eds.) (2010).Handbook of Multicultural Counseling. Sage. LA.

Schwarzbaum, S. E.,&Thomas, A. J. (2008). Dimensions of Multicultural Counseling – A life story approach. Sage. LA.

Sue, D. W., & Sue, D.(2008). Counseling the Culturally Diverse – Theory and practice. Wiley. NJ.