Intervenção Psicológica com Crianças Maltratadas

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018205
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns

Métodos de Ensino

Metodologias expositivas

Visionamento e discussão de documentos filmados

Apresentação e discussão de casos

Trabalhos de grupo

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno fique apto a:

- Identificar os diferentes tipos de maus tratos perpetrados a crianças e reconhecer a especificidade inerente a cada um deles

- Desenvolver competências de avaliação e diagnóstico de situações de maus tratos

- Conhecer estratégias e programas de prevenção e intervenção com vítimas de maus tratos na infância  

- Propor e desenvolver estratégias e programas de intervenção com vítimas de maus tratos na infância 

- conceptualizar intervenções específicas nas dinâmicas das Instituições que recebem crianças vítimas de maus tratos, no sentido de as tornar mais protectoras e mais terapêuticas

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de criança maltratada

2. Perspectivas ecológica e desenvolvimental da criança maltratada

3. A transgeracionalidade dos maus tratos

4. A tipologia dos maus tratos: Maus tratos físicos e psicológicos; Negligência; Abuso sexual; Exposição à violência doméstica; Síndrome de Munchausen por procuração

5. Características e impacto desenvolvimental de cada um dos tipos de maus tratos; 

6. A avaliação psicológica da negligência e dos maus tratos físicos/psicológicos à criança: formas e instrumentos

7. Programas de prevenção e intervenção junto da criança e da família

8. O papel da escola e dos professores na detecção das situações de maus tratos

9. Métodos e técnicas de intervenção direta com  a criança maltratada

10. A institucionalização de crianças maltratadas

Docente(s) responsável(eis)

Luiza Isabel Gomes Freire Nobre Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de trabalhos práticos: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Goldstein, J.; Solnit, A.; Goldstein, S. & Freud, A. (1996). The best interests of the child. The least detrimental alternative. NY: Free Press

White, J.; Koss, M. & Kazdin, A. (2011). Violence against women and children. Mapping the terrain. (vol.1). Washington, DC: APA

Wolfe, D. (1999). Child Abuse Implications for child development and psychopatology. Thousand Oaks: Sage Publications

Myers, J. (2002). The APSAC handbook on child maltreatment. Thousand oaks: Sage

Iwaniec, D. (2006). The emotionally abused and neglected child. West Sussex: Wiley and Sons

Lutzer, J. (1998). Handbook of child abuse research and treatment. NY: Plenum Press

Browne, K.; Hanks, H.; Stratton, P. & Hamilton, C. (2002). Early Prediction and Prevention of Child Abuse. A Handbook. West Sussex: Wiley and Sons

Nobre Lima, L. (2009). Estórias e Projectos de Vida de Adolescentes Institucionalizados. Dissertação de doutoramento não publicada, Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação