Neuropsicologia do Envelhecimento
4
2019-2020
02018194
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Métodos de ensino:
Aulas expositivas;
Método de avaliação:
Frequência (60%) e trabalho individual (40%); participação opcional em projectos de investigação sobre envelhecimento cognitivo (reduz para 45% o valor do componente Frequência).
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
- Conhecer as principais alterações normativas dos processos cognitivos nas pessoas idosas relacionando-as com o envelhecimento cerebral;
- Conhecer alterações cognitivas em patologias associadas ao envelhecimento cerebral.
Competências:
- Ser capaz de distinguir alterações normativas de alterações patológicas na cognição de adultos idosos considerando o respectivo substrato cerebral.
Estágio(s)
NãoPrograma
Modelos em neuropsicologia cognitiva do envelhecimento: modelo do hemi-envelhecimento direito, HAROLD (Hemispheric Asymmetry Reduction in Older Adults), PASA (Posterior-Anterior Shift in Aging) e outros
Alterações relacionadas com a idade ao nível de processos cognitivos básicos: atenção (e.g., atenção selectiva, sustentada, atenção dividida), memória (e.g., memória episódica, memória de trabalho), funções executivas, linguagem (e.g, processamento lexical, sintáctico e pragmático na compreensão e produção de linguagem)
Neuropsicologia clínica do envelhecimento: demência devida a doença de Alzheimer, outras demências (e.g., demência semântica), doença de Parkinson, afasia não fluente progressiva; perturbações cognitivas associadas a patologias não degenerativas de incidência acrescida no envelhecimento (e.g., afasias decorrentes de acidente vascular cerebral); neuropsicologia de perturbações psiquiátricas no envelhecimento (perturbações mentais, comorbilidade, diagnóstico diferencial)
Docente(s) responsável(eis)
Maria Salomé Ferreira Estima Pinho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência (60% ou 45% - se participar em projectos de investigação, obtém um bónus de 3 valores): 60.0%
Bibliografia
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Craik, F. I. M., & Salthouse, T. A. (2015) (Eds.), The handbook of aging and cognition. Hove: Psychology Press.
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