Avaliação e Programas de Reabilitação em Adultos Idosos

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018183
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Avaliação Psicológica I; Avaliação Psicológica II

Métodos de Ensino

1. Exposição oral, apresentação e treino com materiais de testing e programas de reabilitação.

2. Participação em exercícios de administração, cotação e interpretação dos resultados de testes. Análise e discussão de casos clínicos em contexto de ensino orientado por problemas (os estudantes usam os seus conhecimentos de condições clínicas, estrutura e funcionamento cerebral e relacionam com resultados em testes e indicações para a reabilitação.

3. Plataforma e-learning (NONIO).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer protocolos de avaliação e reabilitação (neuro)psicológica de adultos idosos.

2. Conhecer técnicas (e.g., entrevistas) e principais testes neuropsicológicos e outros instrumentos associados ao exame de diferentes domínios (cognitivos, funcionais, sintomas psicopatológicos, personalidade), com ênfase em instrumentos especificamente validados para a população idosa portuguesa, incluindo as suas potencialidades e limites.

3. Conhecer técnicas de reabilitação cognitiva.

Resultados de aprendizagem:

1. Demonstrar competência na administração, cotação e interpretação dos resultados nos instrumentos utilizados na avaliação de adultos idosos.

2. Demonstrar competências na escolha e implementação de técnicas de reabilitação de adultos idosos.

3. Demonstrar capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história clínica, resultados nos testes, incluindo medida de efeitos da reabilitação no contexto da elaboração de um relatório (neuro)psicológico. 

Estágio(s)

Não

Programa

 1. Modelo Multidimensional de Avaliação (Neuro)Psicológica em Adultos Idosos. Entrevistas. Rastreio cognitivo (MMSE, ACE-R, ADAS-Cog, CDR, DRS-2), Memória (TRLSG), Atenção/Funções Executivas (Cancelamento, 3 sinais, TMT, FVS/FVF), Velocidade de Processamento (Código e Pesquisa de Símbolos/WAIS-III). Capacidade Funcional IAFAI). Sintomatologia/Domínio socio-afectivo (GDS, GAI). Personalidade (EPQ-R, HAP, NPI).  Qualidade de Vida (WHOQOL-OLD).

2. Modelo(s) e programas de Reabilitação em Adultos Idosos. Envelhecimento cognitivo e estimulação, princípios orientadores da intervenção, incluindo a medida da sua eficácia, programas computorizados (e.g. Rehacom, Gradior), próteses mnésicas (e.g. diários, NeuroPage, SenseCam). Estudo de casos.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Manuel Rodrigues Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
1 Trabalho Prático individual (estudo de caso): administração, cotação, análise e interpretação de resultados nos testes e outros instrumentos/técnicas (Entrevistas + Questionário de Dados Demográficos; IAFAI e QQS [próprio e cuidador], outros testes [e.g., ACE-R; Vocabulário WAIS-III;15-IMT; GDS-30; WHOQOL-OLD]) + redacção do respectivo Relatório (Neuro)psicológico: 50.0%

Bibliografia

Firmino, H., Simões, M.R., & Cerejeira, J. (Coords.) (2016). Saúde mental das pessoas mais velhas. Lisboa: Lidel.

HASOMED/Hardware and Software for Medicine. (2012). RehaCom 2012. Cognitive Rehabilitation. Magdeburg, Germany: HASOMED. [Manual e programa informático].

Lichtenberg, P. (Ed.) (2010). Handbook of assessment in clinical gerontology(2nd ed.). NY:Academic Press.

Johnstone, B., & Stonnington, H. (Eds.)(2009). Rehabilitation of neuropsychological disorders (2nd ed.). Philadelphia, PA: Psychology Press.

 

Pool, J. (2018). Reducing the symptoms of Alzheimer's Disease and Other dementias: A personal guide to cognitive rehabilitation techniques. London: Jessica Kingsley Publ.

Simões, M., Santana, I. & Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (GEECD) (Coords.) (2015), Escalas e Testes na demência. Porto Salvo: Novartis.

Tuokko, H.A., & Smart, C.M. (2018). Neuropsychology of cognitive decline: A developmental approach to assessment and intervention. NY: Guilford.