Avaliação e Programas de Reabilitação em Adultos Idosos

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018183
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Avaliação Psicológica I e Avaliação Psicológica II.

Métodos de Ensino

Método expositivo; diapositivos; material de testing; treino com materiais de testing; avaliação de protocolos; sumários desenvolvidos; bibliografia (livros, capítulos, artigos, outros textos, slides apresentados nas aulas). Os materiais de testing encontram-se na Testoteca ou no Gabinete de Apoio à Investigação e Docência.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer o funcionamento cognitivo e emocional no envelhecimento normal/saudável e patológico. Conhecer técnicas e instrumentos para descrever o processo individual de envelhecimento.

Resultados de aprendizagem

1. Domínio de utilização de instrumentos relevantes na avaliação do funcionamento cognitivo e emocional do idoso: competências de administração, cotação e interpretação.

2. Conhecer dados de investigação sobre caracterização de diferentes quadros clínicos associados ao envelhecimento.

3. Demonstrar capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história clínica e resultados nos testes no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico.

Estágio(s)

Não

Programa

Téc. e instru.de avaliação neuropsic. de adultos idosos:1.entrevistas; 2.av.funcional (e.g.Inventário de Av. Func. de Adultos e Idosos);3.rastreio cognitivo(e.g.Mini Mental State Examination, Montreal Cognitive Ass., Addenbrook Cognitive Examination);4.avaliação cognitiva (e.g.Free and Cued Selective Reminding Test, Fuld Object Memory Examination,California Verbal Learning Test-II,Trail Making Test);5.instrumentos específicos de avaliação nas demências(e.g.Alzheimer's Disease Ass. Scale — Cognition, Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease—Cognitive Battery, Dementia Rating Scale-II,Cambridge Neuropsychological Test Automated Battery—Alzheimer);6.funcionamento emocional(e.g.Geriatric Anxiety Inventory;Geriatric Depression Scale).Programas de reabilitação de adultos idosos:envelhecimento cognitivo e estimulação, princípios orientadores da intervenção, programas computorizados (e.g.Rehacom, Gradior),próteses mnésicas (e.g. diários,NeuroPage, SenseCam).Estudo de casos.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Manuel Rodrigues Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
1. Exame escrito (teórico): (Questões de Escolha múltipla, completamento, curto e médio desenvolvimento). 2. Trabalho prático individual: 100.0%

Bibliografia

Attix, D. & Welsh-Bohmer, K. (Eds.) (2006). Geriatric neuropsychology: Assessment and intervention. New York: Guilford.

D’ Amato, R. C., & Hartlage, L. C. (Eds.) (2008). Essentials of neuropsychological assessment: Treatment planning for rehabilitation. New York:Springer.

Gauthier, S., & Rosa-Neto, P. (Eds.) (2011). Cases studies in Dementia: Common and uncommon presentations. New York:Cambridge Univ.Press.

Green, J. (2000). Neuropsychological evaluation of the older adult:A clinician’s guidebook. New York: Academic Press.

Lichtenberg, P. A. (Ed.) (2010). Handbook of assessment in clinical gerontology (2nd ed.). New York: Academic Press.

Strauss, E., Sherman, E. M. S. & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (2nded.). New York: Oxford Univ. Press.

Stuss, D. T., Winocur, G., & Robertson, I. H. (Ed.) (2008). Cognitive neurorehabilitation: Evidence and application. New York:Cambridge Univ. Press.