Envelhecimento Ativo
4
2020-2021
02018172
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método expositivo e trabalhos de grupos nas aulas.
Trabalhos em grupo (50%) + teste escrito individual (50%). Também prevista avaliação através de exame final
Resultados de Aprendizagem
- Reflectir sobre a pertinência actual do estudo do envelhecimento activo.
– Reconhecer a complexidade e transdisciplinariedade do estudo do envelhecimento activo.
– Compreender as tendências de investigação no domínio.
– Desenvolver uma reflexão crítica sobre os mitos relacionados com o envelhecimento.
- Compreender e adquirir as aptidões comunicacionais básicas para fazer intervenção nesta área
– Adquirir uma visão do desenvolvimento coextensiva à duração da vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Enquadramento conceptual:
1.2. Análise comparativa com os conceitos de: Qualidade de vida; Bem estar ; Envelhecimento bem-sucedido
2. Como remover as barreiras ao envelhecimento ativo
2.1. Mitos, preconceitos, formas implícitas e explícitas de discriminação.
2.4. O conceito de sabedoria, transcendência e de moralidade no adulto: implicações para a intervenção.
3. Desenvolvimento pessoal
3.1. Introdução ao conceito de desenvolvimento pessoal e de intervenção, optimização e ativação das potencialidades
4. Intervenções psicossociais em populações idosas
4.1. Bem-estar e avaliação de necessidades psicossociais
4.2. Intervenção psicossocial com pessoas idosas e com as pessoas que as rodeiam
4.3. Programas de intervenção
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
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