Intervenção Psicoterapêutica em Adultos Idosos
4
2020-2021
02018161
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Disciplinas da área de psicogerontologia
Métodos de Ensino
Expositivo, experiencial e ativo
Resultados de Aprendizagem
Nesta disciplina analisam-se os diferentes factores que confluem para o sucesso da intervenção, e da psicoterapia muito em particular, na idade avançada.
Neste sentido o aluno é levado a:
Adquirir conhecimentos básicos sobre as temáticas que surgem mais frequentemente na intervenção terapêutica com pessoas idosas, bem como, as perturbações mentais predominantes e as diferentes possibilidades de intervenção.
Compreender as conexões históricas e influências teóricas e sociais que formatam o pensamento corrente e a investigação na área.
Saber aplicar as orientações teóricas principais a estudos de caso e experiências clínicas.
Desenvolver as atitudes e competências básicas para estabelecer uma relação de ajuda.
Adquirir capacidade para desenvolver programas de intervenção na velhice nas principais áreas de atuação do psicólogo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Intervenção terapêutica com pessoas idosas: panorama geral
2.Âmbitos e contextos de intervenção com pessoas idosas
3.Principais perturbações mentais na idade adulta avançada
4.O modelo do ciclo de vida
5.Programas e planos de intervenção com pessoas idosas/ projectos de psicogerontologia – desenvolvimento e avaliação
6.Prática psicológica com pessoas idosas:
6.1.1.CALTAP: Contextual Adult Lifespan Theory for Adapting Psychotherapy
- Influências da coorte
- Influências da cultura
- Influências do contexto
- Influências da maturação
- Desafios específicos relacionados com a idade
6.1.2.As orientações da APA (2004): atitudes, conhecimento genérico sobre desenvolvimento do adulto, envelhecimento e velhice, avaliação, intervenção, consulta e outros serviços de apoio e educação contínua referente à prática com adultos mais velhos.
7.Pikes Peak model (Knight et al, 2009): atitude, conhecimento, e competências para a prática na área da psicogerontologia e os aspectos centrais
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Laidlaw, K. & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment. New York: Oxford University Press.
Lima, M.P., & Silvério, L. (2015a). Programa manualizado de prestação de apoio psicológico ao domicílio: Homecounseling intervention therapy (Manuscrito não publicado). FPCEUC:Coimbra
Zarit, S. H. & Zarit, J.M. (2011). Mental disorders in older adults: Fundamentals of assessment and treatment (2nd ed.). New York: Sage.
Whitbourne, S.K. (Ed.) (2000). Psychopathology in later life. New York: Wiley.
Sorocco, K.H. & Lauderdale, S. (Eds.) (2011). Cognitive behavior therapy with older adults: Innovations across care settings. New York: Springer.
Qualls, S.H. & Knight, B. G. (Eds.) (2006). Psychotherapy for depression in older adults. Hoboken, NJ: Wiley.
Miller, M.D. (2009). Clinician's guide to interpersonal psychotherapy in late life: Helping cognitively impaired or depressed elders and their caregivers. New York: Oxford University Press.