Intervenção Psicoterapêutica em Adultos Idosos

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02018161
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Disciplinas da área de psicogerontologia

Métodos de Ensino

Expositivo, experiencial e ativo

Resultados de Aprendizagem

 Nesta disciplina analisam-se os diferentes factores que confluem para o sucesso da intervenção, e da psicoterapia muito em particular, na idade avançada.

 

Neste sentido o aluno é levado a:

Adquirir conhecimentos básicos sobre as temáticas que surgem mais frequentemente na intervenção terapêutica com pessoas idosas, bem como, as perturbações mentais predominantes e as diferentes possibilidades de intervenção.

Compreender as conexões históricas e influências teóricas e sociais que formatam o pensamento corrente e a investigação na área.

Saber aplicar as orientações teóricas principais a estudos de caso e experiências clínicas.

Desenvolver as atitudes e competências básicas para estabelecer uma relação de ajuda.

Adquirir capacidade para desenvolver programas de intervenção na velhice nas principais áreas de atuação do psicólogo.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Intervenção terapêutica com pessoas idosas: panorama geral
2.Âmbitos e contextos de intervenção com pessoas idosas
3.Principais perturbações mentais na idade adulta avançada
4.O modelo do ciclo de vida
5.Programas e planos de intervenção com pessoas idosas/ projectos de psicogerontologia – desenvolvimento e avaliação
6.Prática psicológica com pessoas idosas:
6.1.1.CALTAP: Contextual Adult Lifespan Theory for Adapting Psychotherapy
- Influências da coorte
- Influências da cultura
- Influências do contexto
- Influências da maturação
- Desafios específicos relacionados com a idade
6.1.2.As orientações da APA (2004): atitudes, conhecimento genérico sobre desenvolvimento do adulto, envelhecimento e velhice, avaliação, intervenção, consulta e outros serviços de apoio e educação contínua referente à prática com adultos mais velhos.
7.Pikes Peak model (Knight et al, 2009): atitude, conhecimento, e competências para a prática na área da psicogerontologia e os aspectos centrais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Laidlaw, K. & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment. New York: Oxford University Press.

Lima, M.P., & Silvério, L. (2015a). Programa manualizado de prestação de apoio psicológico ao domicílio: Homecounseling intervention therapy (Manuscrito não publicado). FPCEUC:Coimbra

Zarit, S. H. & Zarit, J.M. (2011). Mental disorders in older adults: Fundamentals of assessment and treatment (2nd ed.). New York: Sage.

Whitbourne, S.K. (Ed.) (2000). Psychopathology in later life. New York: Wiley.

Sorocco, K.H. & Lauderdale, S. (Eds.) (2011). Cognitive behavior therapy with older adults: Innovations across care settings. New York: Springer.

Qualls, S.H. & Knight, B. G. (Eds.) (2006). Psychotherapy for depression in older adults. Hoboken, NJ: Wiley.

Miller, M.D. (2009). Clinician's guide to interpersonal psychotherapy in late life: Helping cognitively impaired or depressed elders and their caregivers. New York: Oxford University Press.