Modelos de Intervenção em Adultos Idosos
4
2020-2021
02018150
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Disciplinas da área de psicogerontologia
Métodos de Ensino
Expositivo, experiencial e ativo
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender os requisitos sociais, psicológicos e institucionais da intervenção na idade adulta avançada.
2. Adquirir conhecimentos básicos práticos e experienciais sobre a intervenção e as terapias na idade adulta avançada.
3. Reflectir sobre os paradigmas subjacentes aos diferentes tipos de intervenção.
4. Adquirir conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento das intervenções na promoção do bem-estar e da saúde e na prevenção/intervenção.
5. Adquirir conhecimentos sobre os níveis e formas de intervenção do psicólogo nos diferentes contextos e as adaptações necessárias para levar a cabo a intervenção em determinados contextos
6. Adquirir competências práticas de promoção do desenvolvimento pessoal e de técnicas de aconselhamento com adultos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Modelos de intervenção com pessoas idosas: questões introdutórias
2.Tema 1: Perda e Luto: Modelos compreensivos e estratégias de intervenção
-A perda e o luto como processos normativos do ciclo de vida
-questões diagnósticas e modelos compreensivos
-Aspectos específicos na 3ª idade: Perdas de identidade e interpessoais
-Estratégias de avaliação e intervenção terapêuticas no luto
-Mindfulness-based Therapy for depression
-Aconselhamento nas transições (e.g., reforma)
-Terapia da Reminiscência
3. Tema II: Deterioração cognitiva e demências: desafios na prevenção e na intervenção psicológica - Intervenção cognitiva, comportamental e funcional nas demências
- Orientação para a realidade
- Terapia pela Validação e pela Resolução
- Terapias com animais
- Estimulação sensorial
4.Tema III: Intervenção no Abuso e maus tratos
- Prevenção
- Avaliação
- Terapias breves e terapias de apoio
5.Tema IV: Intervenção em grupo: dos grupos de apoio à psicoterapia de grupo na idade
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
.Pillemer, K.,Burnes, D.,Riffin, C.,&Lachs, M.S. (2016). Elder Abuse: Global Situation, Risk Factors, and Prevention Strategies.The Geronto
Laidlaw, K. & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment. New York: Oxford University Press.
Knight, Bob G. & Poon, C. Y. M. (2008). Contextual Adult Life Span Theory for Adapting Psychotherapy with Older Adults. J. Rat-Emo Cognitive-Behav Ther. 26: 232-249.
Sorocco, K. H. & Lauderdale, S. (Eds.) (2011). Cognitive behavior therapy with older adults: Innovations across care settings. New York: Springer.
Frazer, D. W., Hinrichsen, G. A., & Jongsma, A. E. (Eds.) (2011). The older adult psychotherapy treatment planner. New York: Wiley.
Gallagher-Thompson, D., Steffen, A. M., & Thompson, L. W. (Eds.) (2010). Handbook of behavioral and cognitive therapies with older adults. New York: Springer.
Golden, L. (2008). Case studies in counselling older adults. Upple Saddle River, NJ: Merrill/Prentice-Hall.