Modelos e Programas de Intervenção com Agressores

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018139
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I e II, Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos, Modificação do Comportamento, e Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações da Personalidade. É aconselhável um bom domínio do Inglês.

Métodos de Ensino

Algumas temáticas serão estudadas em aulas teóricas, com recurso a demonstrações em pequenos vídeos e simulações/apresentação de casos de intervenção. Serão apresentados modelos e programas com uso forense em Portugal. Vários programas portugueses serão disponibilizados como material de estudo.

Os alunos serão convidados a participar na abordagem dos programas de prevenção e reabilitação através de trabalhos que incluem uma apresentação crítica dos programas na aula (por exemplo, simulando sessões individuais e de grupo).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

1. Compreender os modelos cognitivo-comportamentais explicativos da génese e manutenção do comportamento anti-social.

2. Ser capaz de implementar programas de reabilitação estruturados e aplicar estratégias de prevenção do comportamento anti-social.

Competências:

1. Competências de avaliação das variáveis de natureza cognitiva, comportamental e interpessoal associadas à génese/manutenção do comportamento anti-social.

2. Conhecimento e domínio de programas de prevenção/intervenção no comportamento anti-social.

3. Conhecimento da patologia e danos associados à problemática do comportamento anti-social.

4. Capacidade de implementar programas cognitivo-comportamentais (individuais e de grupo) ao nível da prevenção e da intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Psicologia clínica forense: enquadramento legal das intervenções

2. Definições e subtipos de comportamento anti-social

3. Estabilidade do comportamento agressivo, dano funcional e relação com diagnósticos psiquiátricos

4. Intervenções individuais com jovens delinquentes e agressores adultos – Avaliação cognitivo-comportamental, formulação de caso e plano de intervenção

5. Programas de prevenção do comportamento anti-social e das patologias associadas

6. Programas de intervenção em subtipos de comportamento anti-social (violência doméstica, delitos estradais, crimes sexuais, incendiários)

7. Alcances e limites da intervenção cognitivo-comportamental no comportamento anti-social: a abordagem motivacional

8. A investigação na abordagem cognitivo-comportamental do comportamento anti-social

Docente(s) responsável(eis)

Daniel Maria Bugalho Rijo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho realizado em grupo sobre um programa de intervenção específico, valendo 4 valores (20%): 20.0%
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos a realizar em sala de aula, valendo 8 valores cada um (16 valores; 80%): 80.0%

Bibliografia

Rijo, D., Brazão, N., Ribeiro da Silva, D. & Vagos, P. (2017). Intervenções psicológicas com jovens agressores. PACTOR

 

Brazão, N., da Motta, C. & Rijo, D. (2013). From multimodal programs to a new cognitive-interpersonal approach in the rehabilitation of offenders. Aggression and Violent Behavior, 18, 636-643.

 

Rijo, D., et al. (2007). GERAR PERCURSOS SOCIAIS. Um Programa de Prevenção e Reabilitação Psicossocial para Jovens com Comportamento Desviante. EQUAL

 

J. Davis and C. Nagi (Eds) (2017). Individual psychological therapies in forensic settings: Research and practice. Routledge

 

Collie, R. M., Ward, T., & Gannon, T. A. (2008). Reabilitação dos delinquentes sexuais: o programa das “Vidas Boas”. In A. C. Fonseca (Ed.). Psicologia e Justiça. Almedina. 435-474

 

Rijo, D., Brazão, N., & Capinha, M. (2016). Terapia focada nos esquemas para indivíduos antissociais. In R. Wainer, R. Erdos, K. Paim, R. Andriola (Org.), Integração em psicoterapia: Terapia cognitiva focada em esquemas. Artmed