Modelos e Programas de Intervenção com Agressores
4
2017-2018
02018139
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I e II, Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos, Modificação do Comportamento, Terapia Cognitivo-Comportamental em Adultos I e II, Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações da Personalidade. É aconselhável um bom domínio do Inglês. São necessárias competências básicas de trabalho com estatística.
Métodos de Ensino
Algumas temáticas serão estudadas em aulas teóricas, com recurso a demonstrações em pequenos vídeos e simulações/apresentação de casos de intervenção. Serão apresentados modelos e programas com uso forense em Portugal. Os programas portugueses serão disponibilizados como material de estudo.
Os alunos serão convidados a participar na abordagem dos programas de prevenção e reabilitação através de trabalhos que incluem uma apresentação crítica dos programas na aula (por exemplo, simulando sessões individuais e de grupo).
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais explicativos da génese e manutenção do comportamento anti-social.
2. Capacidade de implementação de programas estruturados e de estratégias de prevenção e de intervenção no comportamento anti-social.
1. Competências de avaliação das variáveis de natureza cognitiva, comportamental e interpessoal associadas à génese e manutenção do comp, anti-social.
2. Conhecimento e domínio de programas de prevenção/intervenção no comportamento anti-social.
3. Conhecimento da patologia e danos associados à problemática do comportamento anti-social.
4. Capacidade de implementar programas cognitivo-comportamentais (individuais e de grupo) ao nível da prevenção e da intervenção na patologia do comportamento anti-social.
Os alunos deverão ser capazes de identificar e compreender os factores etiológicos e de manutenção do comportamento anti-social, com particular destaque para os factores de natureza cognitiva, emocional e interpessoal.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Psicologia clínica forense: enquadramento legal das intervenções
2. Definições e subtipos de comportamento anti-social
3. Estabilidade do comportamento agressivo, dano funcional e relação com diagnósticos psiquiátricos
4. Intervenções individuais com jovens delinquentes e agressores adultos – Avaliação cognitivo-comportamental, formulação de caso e plano de intervenção
5. Programas de prevenção do comportamento anti-social e das patologias associadas
6. Programas de intervenção em subtipos de comportamento anti-social (violência doméstica, delitos estradais, crimes sexuais)
7. Alcances e limites da intervenção cognitivo-comportamental no comportamento anti-social: a abordagem motivacional
8. A investigação na abordagem cognitivo-comportamental do comportamento anti-social
Docente(s) responsável(eis)
Daniel Maria Bugalho Rijo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Bailey, S., & Dolan, M. (Eds.) (2004). Adolescent Forensic Psychiatry. London: Arnold
Bernstein, D., Arntz, A. & Vos M. (2007). Schema focused therapy in forensic settings: Theoretical model and recommendations for best clinical practice. International Journal of Forensic Mental Health 6, pp. 169–183.
Collie, R. M., Ward, T., & Gannon, T. A. (2008). Reabilitação dos delinquentes sexuais: o programa das “Vidas Boas”. In A. C.
Fonseca (Ed.). Psicologia e Justiça. Coimbra: Almedina. (pp 435-474) (tradução realizada em conjunto com António Castro
Fonseca e Maria Jorge Ferro)
Kazdin, A. E., & Buela-Casal, G. (2001). Conduta anti-social. Avaliação, tratamento e prevenção na infância e na adolescência.
Lisboa: McGraw-Hill
McGuire, J. (2006). Eficácia das intervenções para a redução da reincidência criminal. In A. C. Fonseca, M. R. Simões, M. C.
Taborda Simões, & M. S. Pinho (Eds). Psicologia Forense. Coimbra: Almedina. (pp. 639-665).