Modelos e Programas de Intervenção com Vítimas
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2019-2020
02018128
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Esta Unidade curricular não exige requisitos prévios quer a nível das competências quer dos conhecimentos
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão com recurso a métodos expositivos, realização de exercício em grupo de planificação de intervenção para casos concretos, realização de role-play de estratégias de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo Geral
- Promover aquisição de conhecimentos sobre modelos, estratégias e recursos de intervenção, e o desenvolvimento de competências de intervenção com pessoas sobreviventes ou vivendo situações de violência
Objetivos específicos:
- Conhecer os vários contextos de vitimação e os impactos dessa vitimação;
- Adquirir conhecimentos sobre modelos, estratégias, recursos e programas de intervenção com os diferentes tipos de vítimas;
- Desenvolver competências necessárias à intervenção psicológica com vítimas de violência;
Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:
- Conheçam os diferentes modelos, abordagens e programas de intervenção com vítimas;
- Conheçam diferentes protocolos de intervenção ajustados a situações específicas de vitimação.
Competências Práticas, pretende-se que os alunos:
- Sejam capazes de elaborar protocolos de intervenção ajustados a situações específicas de vitimação;
- Identifiquem as potencialidades e os limites das intervenções em vítimas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os diversos tipos de vitimação: a violência intra e extrafamiliar.
O impacto da vitimação ao longo da vida.
Intervenção em crise com vítimas de violência: modelos e guias de orientação.
Elaboração de Planos de segurança.
Intervenção com crianças vítimas de abuso e negligência parental: programas alicerçados nos Modelos Narrativos de re-autoria (e.g. M. White); programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (e.g. H. Giarretto).
Intervenção com vítimas institucionalizadas (e.g. (Re)Construção da história de vida; proposta de Abels- Eber).
Programas de intervenção com vítimas de violência em relações íntimas hétero e homossexuais
Intervenção com vítimas de violência filio-parental.
Programas de intervenção com idosos vítimas de abuso/negligência.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Marques Alberto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho individual de construção/organização de conjunto de recursos terapêuticos, com informação teórica (e.g. questões de exceção) e recursos (e.g. escalas para escalonamentos com crianças) que podem ser usados em sessão terapêutica (e.g. escalas para escalonamentos com crianças).Cada aluno apresenta o trabalho na aula.Este trabalho não tem uma estrutura particular (portfólio,livro,DVD,etc) : 25.0%
Elaboração, em grupo, de um plano de intervenção a partir de uma vinheta, com estabelecimento de objetivos, estratégias e recursos necessários; justificação do plano estabelecido: 25.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
Abels- Eber, C. (2000). Enfants places et construction d’historicité. Paris: Ed. L’Harmattan.
Alberto, I.M. (2007). A Intervenção em crise com crianças vítimas de maltrato infantil. In. L.Sales (Coord.). Psiquiatria de Catástrofe (pp. 375-381). Coimbra: Almedina.
Boyd-Franklin, N. (2016). Therapy in the real world: effective treatments for challenging problems. London: The Guilford Press.
Brown, S. (2007). Counseling victims of violence: A handbook for helping professionals. Alameda CA: Hunter House.
Denborough, D. (2014). Retelling the Stories of our Lives: Everyday Narrative Therapy to Draw Inspiration and Transform Experience. New York: W. W. Norton & Co.
Giarretto, H. (1982). Integrated treatment of child sexual abuse. Palo Alto: Science & Behavior Books.
Murray, C., & Graves, K. N. (2013). Responding to family violence: a comprehensive, research-based guide for therapists. N. Y.: Routledge.
Turnell, A. & Essex, S. (2006). Working with “Denied” Child Abuse. Berkshire:McGraw-Hill