Modelos e Programas de Intervenção com Vítimas

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018128
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se, mas não é obrigatório, que os alunos tenham concluído a uc de Psicologia Forense.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão com recurso a métodos expositivos, realização de trabalhos de grupo de análise/reflexão e comentário de casos; haverá o recurso à realização de role-play para exercício de aplicação de estratégias e programas de intervenção, dinamização de temáticas tratadas previamente pelos alunos em trabalho autónomo.

Resultados de Aprendizagem

Objectivo Geral

- Promover a avaliação conhecimentos e o desenvolvimento de competências de intervenção com indivíduos com experiência de vitimação.  

Objetivos específicos:

- Conhecer os vários contextos de vitimação e os impactos dessa vitimação;

- Conhecer modelos, abordagens e programas de intervenção com os diferentes tipos de vítimas

- Desenvolver competências necessárias à intervenção com vítimas de violência.

Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:

- Conheçam os diferentes modelos, abordagens e programas de intervenção com vítimas;

- Sejam capazes de identificar protocolos de intervenção ajustados a situações especificas de vitimação.

Competências Práticas, pretende-se que os alunos:

- Sejam capazes de elaborar protocolos de intervenção ajustados a situações específicas de vitimação;

- Identifiquem, a partir da análise de casos, as potencialidades, dificuldades e os limites das várias intervenções em situações particulares de vitimação.

Estágio(s)

Não

Programa

Enquadramento teórico sobre os diversos tipos de vitimação.

Revisão teórica sobre o impacto e as consequências da vitimação

Intervenção em crise com vítimas de violência.

Intervenção com crianças vítimas de abuso e negligência parental: programas alicerçados nos Modelos Narrativos de re-autoria (e.g. M. White); programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (e.g. H. Giarretto).

Intervenção com vítimas institucionalizadas (e.g. (Re)Construção da história de vida; Construção de projeto de vida).

Programas de intervenção com vítimas de violência em relações íntimas (e.g. plano de segurança; programas de intervenção grupal; promoção da auto-estima e projeto de vida)

Intervenção com vítimas de violência filio-parental.

Programas de intervenção com idosos vítimas de abuso/negligência.

Programas de prevenção de risco de revitimização.

Modelos de prevenção primária e secundária dos diferentes tipos de vitimação.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Abels- Eber, C. (2000). Enfants places et construction d’historicité. Paris: Ed. L’Harmattan.

Alberto, I.M. (2007). A Intervenção em crise com crianças vítimas de maltrato infantil. In. L.Sales (Coord.). Psiquiatria de Catástrofe (pp. 375-381). Coimbra: Almedina.

Brown, S. (2007). Counseling victims of violence: A handbook for helping professionals. Alameda CA: Hunter House Inc.

Davis, R., Lurigio, A., & Herman, S. (2007). Victims of crime. New York: Sage.

Durrant, M. & White, Ch. (1990). Terapia del abuso sexual. Barcelon: Gedisa.

Giarretto, H. (1982). Integrated treatment of child sexual abuse. Palo Alto: Science & Behavior Books, Inc.

Itzin, C., Taket, A., & Barter- Godfrey, S. (2010). Domestic and sexual violence and abuse. London: Routledge.

Turnell, A. & Essex, S. (2006). Working with “Denied” Child  Abuse. The resolutions approach. Berkshire: Open University Press McGraw-Hill.

Walker, L. (2009) The battered women syndrome. New York: Springer Publishing Company.