Modelos e Programas de Intervenção com Vítimas
4
2017-2018
02018128
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se, mas não é obrigatório, que os alunos tenham concluído a uc de Psicologia Forense.
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão com recurso a métodos expositivos, realização de trabalhos de grupo de análise/reflexão e comentário de casos; haverá o recurso à realização de role-play para exercício de aplicação de estratégias e programas de intervenção, dinamização de temáticas tratadas previamente pelos alunos em trabalho autónomo.
Resultados de Aprendizagem
Objectivo Geral
- Promover a avaliação conhecimentos e o desenvolvimento de competências de intervenção com indivíduos com experiência de vitimação.
Objetivos específicos:
- Conhecer os vários contextos de vitimação e os impactos dessa vitimação;
- Conhecer modelos, abordagens e programas de intervenção com os diferentes tipos de vítimas
- Desenvolver competências necessárias à intervenção com vítimas de violência.
Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:
- Conheçam os diferentes modelos, abordagens e programas de intervenção com vítimas;
- Sejam capazes de identificar protocolos de intervenção ajustados a situações especificas de vitimação.
Competências Práticas, pretende-se que os alunos:
- Sejam capazes de elaborar protocolos de intervenção ajustados a situações específicas de vitimação;
- Identifiquem, a partir da análise de casos, as potencialidades, dificuldades e os limites das várias intervenções em situações particulares de vitimação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Enquadramento teórico sobre os diversos tipos de vitimação.
Revisão teórica sobre o impacto e as consequências da vitimação
Intervenção em crise com vítimas de violência.
Intervenção com crianças vítimas de abuso e negligência parental: programas alicerçados nos Modelos Narrativos de re-autoria (e.g. M. White); programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (e.g. H. Giarretto).
Intervenção com vítimas institucionalizadas (e.g. (Re)Construção da história de vida; Construção de projeto de vida).
Programas de intervenção com vítimas de violência em relações íntimas (e.g. plano de segurança; programas de intervenção grupal; promoção da auto-estima e projeto de vida)
Intervenção com vítimas de violência filio-parental.
Programas de intervenção com idosos vítimas de abuso/negligência.
Programas de prevenção de risco de revitimização.
Modelos de prevenção primária e secundária dos diferentes tipos de vitimação.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Marques Alberto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Abels- Eber, C. (2000). Enfants places et construction d’historicité. Paris: Ed. L’Harmattan.
Alberto, I.M. (2007). A Intervenção em crise com crianças vítimas de maltrato infantil. In. L.Sales (Coord.). Psiquiatria de Catástrofe (pp. 375-381). Coimbra: Almedina.
Brown, S. (2007). Counseling victims of violence: A handbook for helping professionals. Alameda CA: Hunter House Inc.
Davis, R., Lurigio, A., & Herman, S. (2007). Victims of crime. New York: Sage.
Durrant, M. & White, Ch. (1990). Terapia del abuso sexual. Barcelon: Gedisa.
Giarretto, H. (1982). Integrated treatment of child sexual abuse. Palo Alto: Science & Behavior Books, Inc.
Itzin, C., Taket, A., & Barter- Godfrey, S. (2010). Domestic and sexual violence and abuse. London: Routledge.
Turnell, A. & Essex, S. (2006). Working with “Denied” Child Abuse. The resolutions approach. Berkshire: Open University Press McGraw-Hill.
Walker, L. (2009) The battered women syndrome. New York: Springer Publishing Company.