Avaliação Psicológica e Perícias Forenses
4
2019-2020
02018106
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deve ter conhecimentos de base sobre testes de avaliação psicológica
Métodos de Ensino
A unidade curricular decorrerá com recurso a exposição teórica, à análise e discussão de protocolos de avaliação e de relatórios nas áreas da Psicologia Forense referenciadas nos conteúdos. Incluirá ainda a realização de exercícios de administração de protocolos de avaliação e de elaboração de relatórios na aula.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos Gerais:
a) Promover a aquisição de conhecimento sobre as várias áreas do contexto forense em que é requerida avaliação psicológica;
b) Desenvolver competências de planeamento, aplicação e análise de protocolos de avaliação em função dos pedidos judiciais;
c) Compreender a estrutura que compõe os relatórios em função do pedido e do protocolo de avaliação;
d) Conhecer os limites da avaliação psicológica e dos testes psicológicos no contexto forense.
Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:
-Conheçam os diferentes modelos e protocolos de avaliação em contexto forense;
- Identifiquem protocolos de avaliação ajustados às situações particulares do contexto forense;
- Conhecem as orientações gerais relativas ao depoimento em sede judicial.
Competências Práticas, pretende-se que os alunos:
-Planifiquem protocolos de avaliação ajustados a processos específicos;
- Identifiquem as potencialidades e limites das metodologias e instrumentos de avaliação no contexto forense.
Estágio(s)
NãoPrograma
Avaliação psicológica em contexto forense: instrumentos de avaliação; protocolos de avaliação; elaboração de relatórios, nas diferentes áreas:
a) Avaliação psicológica de crianças e adolescentes no âmbito do sistema de Proteção de Crianças e Jovens em risco/perigo;
b) Avaliação psicológica de crianças/adolescentes e adultos no âmbito da Regulação das Responsabilidades Parentais e disputa parental;
c) Avaliação psicológica no âmbito de Processos Tutelares Educativos;
d) Entrevista Investigativa com crianças em suspeita de abuso sexual;
e) Avaliação do dano;
f) Avaliação da capacidade testamentária;
h) A ética e deontologia na avaliação em contexto forense e o depoimento do psicólogo em sede judicial.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Marques Alberto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Elaboração de um manual organizado em capítulos, que integre uma síntese da informação teórica e uma reflexão crítica, para cada um dos módulos da uc (trabalho individual=25%): 25.0%
Elaboração de um booklet psicoeducativo para crianças, adolescentes ou adultos sobre uma das temáticas abordadas (e.g. regulação das responsabilidades parentais; promoção e proteção de crianças em risco) e o contexto judicial (trabalho de grupo=25%): 25.0%
2 testes de 5 valores cada = 50%: 50.0%
Bibliografia
Bush, S.S., Demakis, G.J., Rohling, M. L. (Eds) (2017). APA Handbook of Forensic Neuropsychology. Washington, DC: APA
Cohen, K. S. (2016). Expert witnessing and scientific testimony: A guidebook. New York: CRC Press.
Drogin, E. Y., Dattilio, F. M., Sadoff, R. L., Gutheil, T. G. (2011). Handbook of forensic assessment: Psychological and psychiatric perspectives. New York: Wiley.
Fonseca, A. C., Simões, M. R., Simões M.C.T., & Pinho, M.S. (Eds.) (2006). Psicologia Forense. Coimbra: Almedina.
Goldstein, M. L. (2015). Handbook of Child Custody. London:Springer.
Graham, J. T. & Crighton, D. A. (2015). Forensic psychology. Chichester:Wiley.
Huss M. T. (2014). Forensic psychology: Research, clinical practice, and applications (2nd ed.) Malden MA: Wiley.
Simões, M.R., et al. (2017, in press). Avaliação neuropsicológica em contextos forenses: Fundamentos, protocolo e instrumentos de avaliação. In F. Vieira, A. C. Cabral & C. B. Saraiva (Coord.), Manual de Psiquiatria Forense. Lisboa: Pactor.