Avaliação Psicológica e Perícias Forenses

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018106
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ter conhecimentos de base sobre testes de avaliação psicológica

Métodos de Ensino

A unidade curricular decorrerá com recurso a exposição teórica, à análise e discussão de protocolos de avaliação e de relatórios nas áreas da Psicologia Forense referenciadas nos conteúdos. Incluirá ainda a realização de exercícios de administração de protocolos de avaliação e de elaboração de relatórios na aula.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos Gerais:

a) Promover a aquisição de conhecimento sobre as várias áreas do contexto forense em que é requerida avaliação psicológica;

b) Desenvolver competências de planeamento, aplicação e análise de protocolos de avaliação em função dos pedidos judiciais; 

c) Compreender a estrutura que compõe os relatórios em função do pedido e do protocolo de avaliação;

d) Conhecer os limites da avaliação psicológica e dos testes psicológicos no contexto forense.

Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:

-Conheçam os diferentes modelos e protocolos de avaliação em contexto forense;

- Identifiquem protocolos de avaliação ajustados às situações particulares do contexto forense;

- Conhecem as orientações gerais relativas ao depoimento em sede judicial.

Competências Práticas, pretende-se que os alunos:

-Planifiquem protocolos de avaliação ajustados a processos específicos;

- Identifiquem as potencialidades e limites das metodologias e instrumentos de avaliação no contexto forense.

Estágio(s)

Não

Programa

Avaliação psicológica em contexto forense: instrumentos de avaliação; protocolos de avaliação; elaboração de relatórios, nas diferentes áreas:

a) Avaliação psicológica de crianças e adolescentes no âmbito do sistema de Proteção de Crianças e Jovens em risco/perigo;

b) Avaliação psicológica de crianças/adolescentes e adultos no âmbito da Regulação das Responsabilidades Parentais e disputa parental;

c) Avaliação psicológica no âmbito de Processos Tutelares Educativos;

d) Entrevista Investigativa com crianças em suspeita de abuso sexual;

e) Avaliação do dano;

f) Avaliação da capacidade testamentária;

h) A ética e deontologia na avaliação em contexto forense e o depoimento do psicólogo em sede judicial.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração de um manual organizado em capítulos, que integre uma síntese da informação teórica e uma reflexão crítica, para cada um dos módulos da uc (trabalho individual=25%): 25.0%
Elaboração de um booklet psicoeducativo para crianças, adolescentes ou adultos sobre uma das temáticas abordadas (e.g. regulação das responsabilidades parentais; promoção e proteção de crianças em risco) e o contexto judicial (trabalho de grupo=25%): 25.0%
2 testes de 5 valores cada = 50%: 50.0%

Bibliografia

Bush, S.S., Demakis, G.J., Rohling, M. L. (Eds) (2017). APA Handbook of Forensic Neuropsychology. Washington, DC: APA

Cohen, K. S. (2016). Expert witnessing and scientific testimony: A guidebook. New York: CRC Press.

Drogin, E. Y., Dattilio, F. M., Sadoff, R. L., Gutheil, T. G. (2011). Handbook of forensic assessment: Psychological and psychiatric perspectives. New York: Wiley.

Fonseca, A. C., Simões, M. R., Simões M.C.T., & Pinho, M.S. (Eds.) (2006). Psicologia Forense. Coimbra: Almedina.

 

Goldstein, M. L. (2015). Handbook of Child Custody. London:Springer.

Graham, J. T. & Crighton, D. A. (2015). Forensic psychology. Chichester:Wiley.

Huss M. T. (2014). Forensic psychology: Research, clinical practice, and applications (2nd ed.) Malden MA: Wiley.

Simões, M.R., et al. (2017, in press). Avaliação neuropsicológica em contextos forenses: Fundamentos, protocolo e instrumentos de avaliação. In F. Vieira, A. C. Cabral & C. B. Saraiva (Coord.), Manual de Psiquiatria Forense. Lisboa: Pactor.