Avaliação Psicológica e Perícias Forenses

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018106
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ter conhecimentos de base sobre testes de avaliação psicológica

Métodos de Ensino

A unidade curricular decorrerá com recurso a exposição teórica, à análise e discussão de protocolos de avaliação e de relatórios nas áreas da Psicologia Forense referenciadas nos conteúdos. Incluirá ainda a realização de exercícios de administração de protocolos de avaliação e de elaboração de relatórios na aula.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos Gerais:

a) Promover a aquisição de conhecimento sobre as várias áreas do contexto forense em que é requerida avaliação psicológica;

b) Desenvolver competências de planeamento, aplicação e análise de protocolos de avaliação em função dos pedidos judiciais; 

c) Compreender a estrutura que compõe os relatórios em função do pedido e do protocolo de avaliação;

d) Conhecer os limites da avaliação psicológica e dos testes psicológicos no contexto forense.

Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:

-Conheçam os diferentes modelos e protocolos de avaliação em contexto forense;

- Identifiquem protocolos de avaliação ajustados às situações particulares do contexto forense;

- Conhecem as orientações gerais relativas ao depoimento em sede judicial.

Competências Práticas, pretende-se que os alunos:

-Planifiquem protocolos de avaliação ajustados a processos específicos;

- Identifiquem as potencialidades e limites das metodologias e instrumentos de avaliação no contexto forense.

Estágio(s)

Não

Programa

Avaliação psicológica em contexto forense: instrumentos de avaliação; protocolos de avaliação; elaboração de relatórios, nas diferentes áreas:

a) Avaliação psicológica de crianças e adolescentes no âmbito do sistema de Proteção de Crianças e Jovens em risco/perigo;

b) Avaliação psicológica de crianças/adolescentes e adultos no âmbito da Regulação das Responsabilidades Parentais e disputa parental;

c) Avaliação psicológica no âmbito de Processos Tutelares Educativos;

d) Entrevista Investigativa com crianças em suspeita de abuso sexual;

e) Avaliação do dano;

f) Avaliação da capacidade testamentária;

h) A ética e deontologia na avaliação em contexto forense e o depoimento do psicólogo em sede judicial.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração de um booklet psicoeducativo para crianças, adolescentes ou adultos sobre uma das temáticas abordadas (e.g. regulação das responsabilidades parentais; promoção e proteção de crianças em risco) e o contexto judicial (trabalho de grupo=25%): 25.0%
Elaboração de um manual organizado em capítulos, que integre uma síntese da informação teórica e uma reflexão crítica, para cada um dos módulos da uc (trabalho individual=25%): 25.0%
2 testes de 5 valores cada = 50%: 50.0%

Bibliografia

Bush, S.S., Demakis, G.J., Rohling, M. L. (Eds) (2017). APA Handbook of Forensic Neuropsychology. Washington, DC: APA

Cohen, K. S. (2016). Expert witnessing and scientific testimony: A guidebook. New York: CRC Press.

Drogin, E. Y., Dattilio, F. M., Sadoff, R. L., Gutheil, T. G. (2011). Handbook of forensic assessment: Psychological and psychiatric perspectives. New York: Wiley.

Fonseca, A. C., Simões, M. R., Simões M.C.T., & Pinho, M.S. (Eds.) (2006). Psicologia Forense. Coimbra: Almedina.

 

Goldstein, M. L. (2015). Handbook of Child Custody. London:Springer.

Graham, J. T. & Crighton, D. A. (2015). Forensic psychology. Chichester:Wiley.

Huss M. T. (2014). Forensic psychology: Research, clinical practice, and applications (2nd ed.) Malden MA: Wiley.

Simões, M.R., et al. (2017, in press). Avaliação neuropsicológica em contextos forenses: Fundamentos, protocolo e instrumentos de avaliação. In F. Vieira, A. C. Cabral & C. B. Saraiva (Coord.), Manual de Psiquiatria Forense. Lisboa: Pactor.