Terapias Cognitivas

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02018093
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de: Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I, Modelos Comportamentias e Modelos Cognitivos,  Modificação do Comportamento e Psicopatologia I e II.

Métodos de Ensino

Dado o formato da UC a metodologia de ensino será expositiva, interativa e prática (sobretudo, com exemplificando de casos clínicos), em contexto de sala de aula. 

Resultados de Aprendizagem

A UC apresenta como objetivos: (1) abordar o desenvolvimento das terapias cognitivas, focando a integração de processos interpessoais e emocionais no estado da arte da terapia cognitiva; (2) percorrer as técnicas cognitivas mais importantes, num formato de aplicação prática, a diversos quadros clínicos, e (3) aprofundar o papel do processamento emocional (modelo de esquemas emocionais) e sua relação com a psicopatologia.

Competências a desenvolver:

1. Integração dos componentes envolvidos no processo da psicoterapia cognitiva: relação terapêutica (validação emocional), socialização com a perspetiva cognitiva da psicopatologia, formulação do problemas e diferentes tipos de técnicas cognitivas;

3. Aquisição de competências práticas de execução correta e fluida das técnicas cognitivas mais utilizadas, e de avaliação da sua utilidade relativa em função das variáveis do doente e do problema em causa.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Evolução das terapias cognitivas: a) a valorização dos aspectos interpessoais; b) a ativação emocional como um aspecto fundamental na mudança do significado, e c)os mecanismos de mudança nas Terapias Cognitivas.

2. O processo da Psicoterapia Cognitiva. Socialização do doente com o modelo cognitivo. Explicação ao doente dos vários tipos de “B” e da diversidade temporal em que podem ocorrer em relação ao “A”. Os “B” como processo interno (e.g., expetativas de realização e de auto-eficácia, etc). Elaboração do mapa cognitivo.

3. Aplicação das Técnicas Cognitivas: a)Técnicas de confrontação por contra-argumentação com ativação emocional (e.g.,contra-ataque duro, pressão para a mudança); Utilização da dissonância cognitiva em psicoterapia para modificação das crenças, c) Técnicas de confrontação por contra-argumentação suave e sem ativação emocional (e.g., prática anti-catastrófica, mudança percetual), e d) Técnicas de processamento emocional (reformulação de imagens mentais, etc).

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

4. Kennerley, H., Kirk, J., & Westbrook, D. (2017). An introduction to Cognitive Behaviour Therapy: Skills and Applications. Sage Publications Ltd, Third Edition.

5. Wright, J.H., Brown, G.K., Thase, M.E., Basco, M.R., & Gabbard, G.O. (2017). Learning Cognitive-behavior Therapy: An Illustrated Guide (Core Competencies in Psychotherapy) (Core Competencies in Phychotherapy). American Psychiatric Publications, 3Ed.

As referências bibliográficas e textos de apoio estão escritos em língua inglesa.

1. Mc Mullin, R. (2000). The new handbook of cognitive therapy techniques. New York: W. Norton & Company.

2. Gillihan, S. (2016). Retrain your brian: Cognitive behavioral Therapy in 7 weeks: A Workbook for Managing depression and anxiety. Althea Press, Workbook Edition.

3. Branch, R. & Willson, R. (2010). Cognitive Behavioural Therapy for Dummies. John Wiley and Sons, Second Edition; Branch, R. & Willson, R. (2012). Cognitive Behavioural Therapy Workbook for Dummies. For Dummies, Second Edition.