Teoria e Técnica do Psicodrama
4
2019-2020
02018071
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Disciplinas da área de psicologia Dinâmica
Métodos de Ensino
Metodologia expositiva e aprendizagem ativa e experiencial de competências e relações atitudinais.
Resultados de Aprendizagem
Dar a conhecer os aspectos essenciais do Psicodrama: sua história, componentes básicos, principais técnicas, contextos de aplicação e correntes, com especial ênfase no psicodrama moreniano e no psicodrama psicanalítico.
Identificar os momentos essenciais da história do surgimento do psicodrama
Identificar os instrumentos fundamentais da prática do psicodrama
Reconhecer as técnicas aplicadas em contexto psicodramática
Aplicar as técnicas fundamentais psicodramáticas, em contexto de simulação
Identificar as componentes essenciais da dinâmica de um grupo
Dinamizar um pequeno grupo como facilitador de processos de autoconhecimento
Formular juízos críticos relativamente às aplicações do psicodrama nos seus vários contextos
Conhecer as aplicações em contexto clínico, educacional e organizacional do Psicodrama.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.O psicodrama no âmbito das psicoterapias
- Enquadramento histórico: J.L. Moreno e o nascimento do psicodrama
- A Sociometria
- O psicodrama psicanalítico
- A importância dos diferentes contextos em psicodrama
- Os instrumentos fundamentais
- Fases da sessão psicodramática
- Técnicas psicodramáticas
- A dinâmica de uma sessão psicodramática
- Conceitos teóricos utilizados em psicodrama
- Psicodrama e psicopatologia
- Psicodrama e fenómeno grupal
- Aplicações do psicodrama
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Azoulay, B., and Orkibi, H. (2018). Helpful and Hindering Factors in Psychodrama Field Training: A Longitudinal Mixed Methods Study of Student Development. Frontiers in Psychology. 9: 196. doi: 10.3389/fpsyg.2018.00196
Moreno , J. L. (1953). Who shall survive? Beacon, NY: Beacon House.
Moreno, J. L. (2010). The Theatre of Spontaneity. (Z. Figusch, Ed.). North-West Psychodrama Association.
Dias, C. (1993). Palcos do Imaginário. Lisboa: Ed. Fenda.
López-Barberá, E. e Población-Knappe, P. (1997). La escultura y otras técnicas psicodramáticas en psicoterapia. Barcelona: Ed. Paidós.
Marra, M.M. & Fleury, H.J. (2008). Grupos. Intervenções socioeducativas e método sociopsicodramático. São Paulo: Agora.
Gonzalez, A.-J. (2012). Das relações entre espontaneidade, saúde e doença. Revista Brasileira de Psicodrama. 20, 39–51.
Kim, K. W. (2003). The effects of being the protagonist in psychodrama. Journal of Group Psychotherapy, Psychodrama and Sociometry. 55, 115–127.