Teoria e Técnica do Psicodrama

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018071
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Disciplinas da área de psicologia Dinâmica

Métodos de Ensino

Metodologia expositiva e aprendizagem ativa e experiencial de competências e relações atitudinais.

Resultados de Aprendizagem

Dar a conhecer os aspectos essenciais do Psicodrama: sua história, componentes básicos, principais técnicas, contextos de aplicação e correntes, com especial ênfase no psicodrama moreniano e no psicodrama psicanalítico.

Identificar os momentos essenciais da história do surgimento do psicodrama

Identificar os instrumentos fundamentais da prática do psicodrama

Reconhecer as técnicas aplicadas em contexto psicodramática

Aplicar as técnicas fundamentais psicodramáticas, em contexto de simulação

Identificar as componentes essenciais da dinâmica de um grupo

Dinamizar um pequeno grupo como facilitador de processos de autoconhecimento

Formular juízos críticos relativamente às aplicações do psicodrama nos seus vários contextos

Conhecer as aplicações em contexto clínico, educacional e organizacional do Psicodrama.

Estágio(s)

Não

Programa

1.O psicodrama no âmbito das psicoterapias

- Enquadramento histórico: J.L. Moreno e o nascimento do psicodrama

- A Sociometria

- O psicodrama psicanalítico

- A importância dos diferentes contextos em psicodrama

- Os instrumentos fundamentais

- Fases da sessão psicodramática

- Técnicas psicodramáticas

- A dinâmica de uma sessão psicodramática

- Conceitos teóricos utilizados em psicodrama

- Psicodrama e psicopatologia

- Psicodrama e fenómeno grupal

- Aplicações do psicodrama

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Azoulay, B., and Orkibi, H. (2018). Helpful and Hindering Factors in Psychodrama Field Training: A Longitudinal Mixed Methods Study of Student Development. Frontiers in Psychology. 9: 196. doi: 10.3389/fpsyg.2018.00196

Moreno , J. L. (1953). Who shall survive? Beacon, NY: Beacon House.

Moreno, J. L. (2010). The Theatre of Spontaneity. (Z. Figusch, Ed.). North-West Psychodrama Association.

Dias, C. (1993). Palcos do Imaginário. Lisboa: Ed. Fenda.

López-Barberá, E. e Población-Knappe, P. (1997). La escultura y otras técnicas psicodramáticas en psicoterapia. Barcelona: Ed. Paidós.

Marra, M.M. & Fleury, H.J. (2008). Grupos. Intervenções socioeducativas e método sociopsicodramático. São Paulo: Agora.

Gonzalez, A.-J. (2012). Das relações entre espontaneidade, saúde e doença. Revista Brasileira de Psicodrama. 20, 39–51.

Kim, K. W. (2003). The effects of being the protagonist in psychodrama. Journal of Group Psychotherapy, Psychodrama and Sociometry. 55, 115–127.