Psicopatologia Infantil

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018054
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve ter realizado com sucesso as unidades curriculares de Modelos Dinâmicos e Sistémicos da primeira fase do ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Psicologia.

Métodos de Ensino

A unidade curricular decorrerá em aulas teóricas (metodologias expositivas), aulas práticas (metodologias activas) e em orientação tutorial. As metodologias activas incluem o estudo de casos clínicos observados no contexto de seguimentos psicoterapêuticos, a elaboração de relatórios clínicos, a análise de vídeos didácticos sobre as perturbações em estudo e exercícios de role-playing para o desenvolvimento de competências específicas

Resultados de Aprendizagem

Sensibilização para as grandes questões do desenvolvimento psíquico e para a psicopatologia do bebé e das crianças.

Estágio(s)

Não

Programa

Psicologia da Gravidez, do Feto e do Bebé
Psicopatologia da 1.ª infância
Psicopatologia da 2.ª infância
Psicopatologia da idade da latência
Neurose na criança
Depressão na criança
Patologia borderline na criança
Psicose na criança
Autismo
Perturbações psicossomáticas na criança
Irrequietude motora
Disarmonias evolutivas
Dificuldades escolares
Intervenção familiar na psicopatologia da criança

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Eduardo Nunes Sá

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliações práticas (realização de um relatório clínico de um caso apresentado numa aula prática e de dois testes baseados em histórias clínicas apresentadas na aula): 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

AJURIAGUERRA,J.(1977).Manuel de psychiatrie de l'enfant.Paris:Masson AJURIAGUERRA,J.& MARCELLI,D.(1989).Psychopathologie de l'enfant et de l'adolescent. Paris:P.U.F.BEAUCHESNE,H.,& GIBELLO,B.(1991).Traité de psychopathologie infantile.Paris:P.U.F.GEISSMAN,C.& HOUZEL D.(eds.)(2001). L'enfant,les parents et le psychanalyste.Paris:Bayard Compact GOLSE,B.(1989).Le development affectif et intellectuel de l'enfant.Paris:Masson.
LEBOVICI,S.,DIAKTINE,R.& SOULÉ R.(1995).Nouveau Traité de Psychiatrie de l'enfant et de l'adolescent.Paris:P.U.F.

MARCELLI,D.& BRACONNIER,H.(1988).Psychopathologie de l'adolescent.Paris:Masson.

MAZET,P.& STOLERU,S.(2003).Psychopathologie du nourrisson et du jeune enfant.Paris:Masson.

PELSSER,R.(1989).Manuel de Psychopathologie de l'enfant et de l'adolescent.Quebec:Gaetan Morin Éditeur.

RUTTER,M.et al,(eds.)(2008).Rutter's Child and Adolescent Psychiatry.5th Ed. Oxford:Wiley-Blackwell.

VIDIGAL,M.J.(2006).Pensar a esquizofrenia.Lisboa:Trilhos.