Temas Aprofundados de Psicopatologia do Adulto

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018046
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve ter realizado com sucesso a unidade curricular de Modelos Dinâmicos e Sistémicos da primeira fase do ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Psicologia.

Métodos de Ensino

A uc decorrerá em aulas teóricas (metodologias expositivas), aulas práticas (metodologias ativas) e em orientação tutorial. As metodologias ativas incluem o estudo de casos clínicos observados no contexto de seguimentos psicoterapêuticos, a elaboração de relatórios clínicos, a análise de vídeos didáticos sobre as perturbações em estudo e exercícios de role-playing para o desenvolvimento de competências específicas. A avaliação periódica inclui provas A e C. A prova C (avaliação prática) têm um valor de 20%, correspondendo os restantes 80% a duas prova do tipo A (40% cada).

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade os alunos devem ser capazes de:

* Conhecer os principais modelos da psicopatologia, incluindo os modelos "organicista", descritivistas, dinâmicos e fenomenológicos

* Compreender a natureza dos modelos dimensionais versus modelos categoriais em psicopatologia 

* Conhecer as principais perturbações no adulto (incluindo as perturbações da personalidade)

* Realizar diagnósticos descritivos com base na DSM-IV TR e na C.I.D.-10 e diagnósticos dinâmicos (tomando como referência o modelo analítico)

* Realizar relatórios clínicos

* Possuir as competências necessárias ao trabalho clínico de entrevista e de avaliação diagnóstica com adultos

* Desenvolver atitudes de aprendizagem reflexiva ao longo da vida

Estágio(s)

Não

Programa

1. Evolução histórica dos conceitos em psicopatologia: escolas "organicistas", descritivistas, fenomenológicas e psicanalíticas

2. Sistemas descritivos em psicopatologia: limitações destes sistemas segundo a conceção dinâmica

3. O normal e o patológico em psicopatologia: noções de traumatismo, crise e perturbação (modelos descritivos e compreensivos sobre o psiquismo)

4. O problema da angústia e das organizações neuróticas da personalidade (neurose e psicanálise)

5. Depressão e psicanálise

6. A psicose

6.1 A esquizofrenia

6.2 Perturbações esquizoafetivas

6.3 Outras formas de psicose (surtos psicóticos ou perturbações psicóticas breves, psicoses induzidas)

7. Perturbações da Personalidade

7.1 Esquizoidismo e esquizotipia

7.2 Delinquência e psicopatologia: personalidades borderline, antissociais e psicopáticas

8. Toxicodependência

9. O suicídio como agido

Docente(s) responsável(eis)

Rui Alexandre Paquete Paixão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Frequência: 80.0%

Bibliografia

Barlow, D. H., & Durand, V. M. (2005). Abnormal psychology: An integrative approach. Pacific Grove, CA: Brooks/Cole.

Director, L. (2005). Encounters with Omnipotence in the Psychoanalysis of Substance Users. Psycho. Dial., 15(4), 567-586.

Millon, T., Krueger, R.F., & Simonsen, E. (2010). Contemporary directions in psychopathology. New York: Guilford Press

Paixão, R. (2002). Manual de Psicopatologia, Coimbra: FPCE-UC

Piers, C. (2010). Personality and psychopathology. New York: Springer

Shapiro, D. (2000). Dynamics of character : self-regulation in psychopathology. New York: BasicBooks

Mack, A.H, Brady, K.T., Miller, S.I., & Frances, R.J. (Edts) (2016). Clinical textbook of addictive disorders. New York: The Guilford Press

Osborne, R.E., Lafuze, J.E., & Perkins, D.V. (2016). Case Analyses for Abnormal Psychology (learning to look Beyond the Symptoms. London: Routledge

Zimerman, D. E. (2010). Fundamentos Psicanalíticos (teoria, técnica e clínica). Porto Alegre: Artmed