Temas Aprofundados de Psicopatologia do Adulto
4
2017-2018
02018046
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deve ter realizado com sucesso a unidade curricular de Modelos Dinâmicos e Sistémicos da primeira fase do ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Psicologia.
Métodos de Ensino
A unidade curricular decorrerá em aulas teóricas (metodologias expositivas), aulas práticas (metodologias activas) e em orientação tutorial. As metodologias activas incluem o estudo de casos clínicos observados no contexto de seguimentos psicoterapêuticos, a elaboração de relatórios clínicos, a análise de vídeos didácticos sobre as perturbações em estudo, exercícios de role-playing para o desenvolvimento de competências específicas e a organização de um portfolio (metodologia formativa) sobre um tema específico da psicopatologia dinâmica.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade os alunos devem ser capazes de:
* Conhecer os principais modelos da psicopatologia, incluindo os modelos "organicista", descritivistas, dinâmicos e fenomenológicos
* Compreender a natureza dos modelos dimensionais versus modelos categoriais em psicopatologia
* Conhecer as principais perturbações no adulto, (incluindo as perturbações da personalidade)
* Realizar diagnósticos descritivos com base na DSM-IV TR e na C.I.D.-10 e diagnósticos estruturais (tomando como referência o modelo analítico)
* Realizar relatórios clínicos
* Possuir as competências necessárias ao trabalho clínico de entrevista e de avaliação diagnóstica com adultos
* Desenvolver atitudes de aprendizagem reflexiva ao longo da vida
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Evolução histórica dos conceitos em psicopatologia: escolas "organicistas", descritivistas, fenomenológicas e psicanalíticas
2. Sistemas descritivos em psicopatologia: limitações destes sistemas segundo a conceção dinâmica
3. O normal e o patológico em psicopatologia: noções de traumatismo, crise e perturbação (modelos descritivos e compreensivos sobre o psiquismo)
4. O problema da angústia e das organizações neuróticas da personalidade (neurose e psicanálise)
5. A depressão e psicanálise (de Freud a Bowlby)
6. A psicose
6.1 A esquizofrenia nas suas diferentes formas e conceções
6.2 Perturbações esquizoafetivas
6.3 Outras formas de psicose (surtos psicóticos ou perturbações psicóticas breves, psicoses induzidas)
7. Perturbações da Personalidade
7.1 Esquizoidismo e esquizotipia
7.2 Delinquência e psicopatologia: personalidades borderline, antissociais e psicopáticas
8. O suicídio como comportamento agido
9. Toxicodependência: modelos de compreensão do fenómeno
Docente(s) responsável(eis)
Rui Alexandre Paquete Paixão
Métodos de Avaliação
Avaliação periódica
Prova de tipo B - organização de um portfólio individual sobre um tema especifico da psicopatologia do adulto que deve ser apresentado no final da parte letiva da Unidade Curricular: 30.0%
Prova de tipo C - realização de um teste baseado em exemplos clínicos apresentados nas aulas práticas: 30.0%
Prova do tipo A - exame final escrito envolvendo todo o programa: 40.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Barlow, D. H., & Durand, V. M. (2005). Abnormal psychology: An integrative approach (4th ed.). Pacific Grove, CA: Brooks/Cole.
Berrios, GE (1996). The history of mental symptoms: descriptive psychopathology since the nineteenth century. Cambridge [England]; New York [USA]: Cambridge University Press
Coelho, R. (2004.) Depressão: perspectiva psicodinâmica. Lisboa, Porto, Coimbra: LIDEL.
Dalery, J. & d'Amato, T. (2001). A Esquizofrenia: investigações actuais e perspectivas. Lisboa: Climepsi
Director, L. (2005). Encounters with Omnipotence in the Psychoanalysis of Substance Users. Psychoanalytic Dialogues, 15 (4), 567-586.
Millon, T; Krueger, RF; Simonsen, E (2010). Contemporary directions in psychopathology. New York: Guilford Press
Paixão, R. (2002). Manual de Psicopatologia, Vol. II, Coimbra: FPCE-UC
Piers, C. (2010). Personality and psychopathology. New York; London: Springer
Shapiro, D. (2000). Dynamics of character : self-regulation in psychopathology. New York: BasicBooks