Avaliação e Temas de Investigação em Psicoterapia Sistémica
4
2020-2021
02018029
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se a frequência, com aprovação, das u.c.s do 1º semestre da subárea de especialização Psicoterapia Sistémica e Familiar. O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.
Métodos de Ensino
Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimento sobre a especificidade da investigação nas abordagens sistémicas e familiares, incluindo aspetos éticos e deontológicos. Saber definir os parâmetros da avaliação sistémica e como difere e pode ser articulada com a avaliação individual. O estudante deve adquirir competências para ser consumidor crítico da investigação, saber avaliá-la e decidir quando deve ser incorporada na prática clínica; deve iniciar o processo de desenvolvimento de uma identidade de investigador e especialista na área. Deve ser capaz de identificar problemas e objetivos de investigação em temáticas e domínios específicos e de ir, progressivamente, adquirindo competências básicas para elaboração de projetos de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I - A investigação Sistémica e em Psicologia da Família: aspetos concetuais
1.1 Introdução
1.2 Dilemas e controvérsias - concetuais, metodológicas e estatísticas; relação avaliação individual/avaliação sistémica
1.3 Normas e princípios éticos na investigação sistémica e em psicologia da família
Módulo II – A investigação Sistémica e em Psicologia da Família: Relação Teoria – Prática – Investigação
2.1 Pesquisa, leitura e interpretação crítica de literatura
2.2 O processo de elaboração de um projeto de investigação
2.3 A redação de artigos científicos
Exercício prático_1: Leitura e interpretação crítica da literatura no domínio: revisão sistemática, estudo qualitativo, estudo quantitativo
Módulo III – Avaliação/Temas de investigação
3.1 Dinâmica(s) e processos familiares normativos e disruptivos
3.2 Parentalidade(s)
3.3 O processo terapêutico
Exercício prático_2: Elaboração de um projeto de tese de Mestrado Integrado (de acordo com as normas da FCT).
Docente(s) responsável(eis)
Luciana Maria Lopes Sotero
Métodos de Avaliação
Avaliação
Realização de um trabalho de grupo focado na análise de artigos científicos (25%). A elaboração de um projeto de investigação (orientação tutorial parcial) segundo o modelo de submissão de projetos à FCT, e focada num problema incluído numa das temáticas exploradas no Módulo III, constitui a componente 2) da avaliação (trabalho de grupo - 25%): 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Daly, K. (2007). Qualitative methods for family studies & human development. California: Sage.
Davies, M. B. (2007). Doing a successful research project: Using qualitative or quantitative methods. London: Palgrave Macmillan.
Miller, Miller, R. B., & Johnson, L. N. (2014). Advanced methods in family therapy research: A Focus on validity and change. New York: Routledge.
Relvas, A. P., & Major, S. (2014). Avaliação familiar: Funcionamento e intervenção (Vol. I). Coimbra: Imprensa da UC.
Sanderson, J., Kosutic, I., Garcia, M., Melendez, T., Donoghue, J., Perumbilly, S., Franzen, C. & Anderson, S. (2009). The measurement of outcome variables in couple and family therapy research. The American Journal of Family Therapy, 37, 239-257.
Sprenkle, D. H., & Piercy, F. P. (2005). Research methods in Family Therapy. New York: Guildford.
Stanton, M., & Welsh, R. (2012). Systemic thinking in Couple and Family Psychology research and practice. Couple and Family Psychology: Research and Practice, 1