Avaliação e Temas de Investigação em Psicoterapia Sistémica
4
2019-2020
02018029
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se a frequência, com aprovação, das u.c.s do 1º semestre da subárea de especialização Psicoterapia Sistémica e Familiar. O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.
Métodos de Ensino
Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimento sobre a especificidade da investigação nas abordagens sistémicas e familiares, incluindo aspetos éticos e deontológicos. Saber definir os parâmetros da avaliação sistémica e como difere e pode ser articulada com a avaliação individual. O estudante deve adquirir competências para ser consumidor crítico da investigação, saber avaliá-la e decidir quando deve ser incorporada na prática clínica; deve iniciar o processo de desenvolvimento de uma identidade de investigador e especialista na área. Deve ser capaz de identificar problemas e objetivos de investigação em temáticas e domínios específicos e de ir, progressivamente, adquirindo competências básicas para elaboração de projetos de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I - A investigação Sistémica e em Psicologia da Família: aspetos concetuais
1.1 Introdução
1.2 Dilemas e controvérsias - concetuais, metodológicas e estatísticas; relação avaliação individual/avaliação sistémica
1.3 Normas e princípios éticos na investigação sistémica e em psicologia da família
Módulo II – A investigação Sistémica e em Psicologia da Família: Relação Teoria – Prática – Investigação
2.1 Pesquisa, leitura e interpretação crítica de literatura
2.2 O processo de elaboração de um projeto de investigação
2.3 A redação de artigos científicos
Exercício prático_1: Leitura e interpretação crítica da literatura no domínio: revisão sistemática, estudo qualitativo, estudo quantitativo
Módulo III – Avaliação/Temas de investigação
3.1 Dinâmica(s) e processos familiares normativos e disruptivos
3.2 Parentalidade(s)
3.3 O processo terapêutico
Exercício prático_2: Elaboração de um projeto de tese de Mestrado Integrado (de acordo com as normas da FCT).
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Rama Seabra Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Realização de um trabalho de grupo focado na análise de artigos científicos (25%). A elaboração de um projeto de investigação (orientação tutorial parcial) segundo o modelo de submissão de projetos à FCT, e focada num problema incluído numa das temáticas exploradas no Módulo III, constitui a componente 2) da avaliação (trabalho de grupo - 25%): 50.0%
Bibliografia
Daly, K. (2007). Qualitative methods for family studies & human development. California: Sage.
Davies, M. B. (2007). Doing a successful research project: Using qualitative or quantitative methods. London: Palgrave Macmillan.
Miller, Miller, R. B., & Johnson, L. N. (2014). Advanced methods in family therapy research: A Focus on validity and change. New York: Routledge.
Relvas, A. P., & Major, S. (2014). Avaliação familiar: Funcionamento e intervenção (Vol. I). Coimbra: Imprensa da UC.
Sanderson, J., Kosutic, I., Garcia, M., Melendez, T., Donoghue, J., Perumbilly, S., Franzen, C. & Anderson, S. (2009). The measurement of outcome variables in couple and family therapy research. The American Journal of Family Therapy, 37, 239-257.
Sprenkle, D. H., & Piercy, F. P. (2005). Research methods in Family Therapy. New York: Guildford.
Stanton, M., & Welsh, R. (2012). Systemic thinking in Couple and Family Psychology research and practice. Couple and Family Psychology: Research and Practice, 1