Avaliação e Temas de Investigação em Psicoterapia Sistémica

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018029
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se a frequência, com aprovação, das u.c.s do 1º semestre da subárea de especialização Psicoterapia Sistémica e Familiar. O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimento sobre a especificidade da investigação nas abordagens sistémicas e familiares, incluindo aspetos éticos e deontológicos. Saber definir os parâmetros da avaliação sistémica e como difere e pode ser articulada com a avaliação individual. O estudante deve adquirir competências para ser consumidor crítico da investigação, saber avaliá-la e decidir quando deve ser incorporada na prática clínica; deve iniciar o processo de desenvolvimento de uma identidade de investigador e especialista na área. Deve ser capaz de identificar problemas e objetivos de investigação em temáticas e domínios específicos e de ir, progressivamente, adquirindo competências básicas para elaboração de projetos de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I - A investigação Sistémica e em Psicologia da Família: aspetos concetuais

1.1 Introdução

1.2 Dilemas e controvérsias - concetuais, metodológicas e estatísticas; relação avaliação individual/avaliação sistémica

1.3 Normas e princípios éticos na investigação sistémica e em psicologia da família

 

Módulo II – A investigação Sistémica e em Psicologia da Família: Relação Teoria – Prática – Investigação

2.1 Pesquisa, leitura e interpretação crítica de literatura

2.2 O processo de elaboração de um projeto de investigação

2.3 A redação de artigos científicos

Exercício prático_1: Leitura e interpretação crítica da literatura no domínio: revisão sistemática, estudo qualitativo, estudo quantitativo

 

Módulo III – Avaliação/Temas de investigação

3.1 Dinâmica(s) e processos familiares normativos e disruptivos

3.2 Parentalidade(s)

3.3 O processo terapêutico

Exercício prático_2: Elaboração de um projeto de tese de Mestrado Integrado (de acordo com as normas da FCT).

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rama Seabra Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de um trabalho de grupo focado na análise de artigos científicos (25%). A elaboração de um projeto de investigação (orientação tutorial parcial) segundo o modelo de submissão de projetos à FCT, e focada num problema incluído numa das temáticas exploradas no Módulo III, constitui a componente 2) da avaliação (trabalho de grupo - 25%): 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Daly, K. (2007). Qualitative methods for family studies & human development. California: Sage.

Davies, M. B. (2007). Doing a successful research project: Using qualitative or quantitative methods. London: Palgrave Macmillan.

Miller, Miller, R. B., & Johnson, L. N. (2014). Advanced methods in family therapy research: A Focus on validity and change. New York: Routledge.

Relvas, A. P., & Major, S. (2014). Avaliação familiar: Funcionamento e intervenção (Vol. I). Coimbra: Imprensa da UC.

Sanderson, J., Kosutic, I., Garcia, M., Melendez, T., Donoghue, J., Perumbilly, S., Franzen, C. & Anderson, S. (2009). The measurement of outcome variables in couple and family therapy research. The American Journal of Family Therapy, 37, 239-257.

Sprenkle, D. H., & Piercy, F. P. (2005). Research methods in Family Therapy. New York: Guildford.

Stanton, M., & Welsh, R. (2012). Systemic thinking in Couple and Family Psychology research and practice. Couple and Family Psychology: Research and Practice, 1