Avaliação e Temas de Investigação em Psicoterapia Sistémica

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018029
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se a frequência, com aprovação, das u.c.s do 1º semestre da subárea de especialização Psicoterapia Sistémica e Familiar. O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimento sobre a especificidade da investigação nas abordagens sistémicas e familiares, incluindo aspetos éticos e deontológicos. Saber definir os parâmetros da avaliação sistémica e como difere e pode ser articulada com a avaliação individual. O estudante deve adquirir competências para ser consumidor crítico da investigação, saber avaliá-la e decidir quando deve ser incorporada na prática clínica; deve iniciar o processo de desenvolvimento de uma identidade de investigador e especialista na área. Deve ser capaz de identificar problemas e objetivos de investigação em temáticas e domínios específicos e de ir, progressivamente, adquirindo competências básicas para elaboração de projetos de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I - A investigação Sistémica e em Psicologia da Família: aspetos concetuais

1.1 Introdução

1.2 Dilemas e controvérsias - concetuais, metodológicas e estatísticas; relação avaliação individual/avaliação sistémica

1.3 Normas e princípios éticos na investigação sistémica e em psicologia da família

 

Módulo II – A investigação Sistémica e em Psicologia da Família: Relação Teoria – Prática – Investigação

2.1 Pesquisa, leitura e interpretação crítica de literatura

2.2 O processo de elaboração de um projeto de investigação

2.3 A redação de artigos científicos

Exercício prático_1: Leitura e interpretação crítica da literatura no domínio: revisão sistemática, estudo qualitativo, estudo quantitativo

 

Módulo III – Avaliação/Temas de investigação

3.1 Dinâmica(s) e processos familiares normativos e disruptivos

3.2 Parentalidade(s)

3.3 O processo terapêutico

Exercício prático_2: Elaboração de um projeto de tese de Mestrado Integrado (de acordo com as normas da FCT).

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rama Seabra Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Realização de um trabalho de grupo focado na análise de artigos científicos (25%). A elaboração de um projeto de investigação (orientação tutorial parcial) segundo o modelo de submissão de projetos à FCT, e focada num problema incluído numa das temáticas exploradas no Módulo III, constitui a componente 2) da avaliação (trabalho de grupo - 25%): 50.0%

Bibliografia

Daly, K. (2007). Qualitative methods for family studies & human development. California: Sage.

Davies, M. B. (2007). Doing a successful research project: Using qualitative or quantitative methods. London: Palgrave Macmillan.

Miller, Miller, R. B., & Johnson, L. N. (2014). Advanced methods in family therapy research: A Focus on validity and change. New York: Routledge.

Relvas, A. P., & Major, S. (2014). Avaliação familiar: Funcionamento e intervenção (Vol. I). Coimbra: Imprensa da UC.

Sanderson, J., Kosutic, I., Garcia, M., Melendez, T., Donoghue, J., Perumbilly, S., Franzen, C. & Anderson, S. (2009). The measurement of outcome variables in couple and family therapy research. The American Journal of Family Therapy, 37, 239-257.

Sprenkle, D. H., & Piercy, F. P. (2005). Research methods in Family Therapy. New York: Guildford.

Stanton, M., & Welsh, R. (2012). Systemic thinking in Couple and Family Psychology research and practice. Couple and Family Psychology: Research and Practice, 1