Intervenção Sistémica em Problemas e Populações Especiais

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018018
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se a frequência, com aprovação, das u.c.s do 1º semestre da sub-área de especialização Psicoterapia Sistémica e familiar. O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino teórico-prático com recurso a métodos expositivos, discussão sobre leituras específicas e materiais clínicos (p.ex. vinhetas, vídeos) articulados com métodos activos (p.ex. role-playing) para treino de competências práticas.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos específicos e competências práticas para trabalhar com tipos particulares de clientes e problemas, tais como casais (problemas comuns e situações de ruptura), idosos e famílias multidesafiadas; doença crónica e violência familiar.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I

Intervenção sistémica e problemas especiais

1. Doença crónica

1.1. Modelos sistémicos de avaliação e intervenção

1.2. Família e doença crónica. Conceptualização e intervenção (terapia familiar, grupos  psicoeducativos e multifamilias)

1.3. Relação com outros sistemas e profissionais.

2. Violência familiar

2.2. Definição e tipos de violência – leituras sistémicas

2.3. Avaliação e intervenção

 

Módulo II

Intervenção sistémica e populações especiais

1. Casal e conjugalidade

1.1. Desafios comuns e terapia de casal: sexualidade, questões financeiras e laborais, impacto das novas tecnologias, desempenho da parentalidade e relações com famílias de origem

1.2. Situações de ruptura: pós-divórcio e mediação

2. Idosos e família

2.1. Desafios e  impactos, normativos e inesperados

2.2. Prestação de cuidados familiares e institucionais

3. Famílias multidesafiadas

3.1. Conceito(s), avaliação e intervenção

3.2. Relação com e entre sistemas de apoio.

Docente(s) responsável(eis)

Luciana Maria Lopes Sotero

Métodos de Avaliação

Periódica
Relatório de trabalho de campo: 20.0%
Trabalho de projecto: 30.0%
Teste escrito no final de cada Módulo: 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Frankel, H. & Frankel, S. (2006). Family therapy, family practice and family poverty: Historical perspectives and recent developments. Journal of Family Social Work, 10, 4, 43-80

Halford, W. K. & Markman, H.J. (eds.) (1997). Clinical Handbook of Marriage and Couples Intervention. Chichester: Wiley

Johnson, M. (2006). Conflict and control: gender symmetry and asymmetry in domestic violence. Violence against women, 12, 1019-1025

Minuchin, P., Colapinto, J., & Minuchin, S. (2007). Working with families of the poor (2nd ed.). NY: The Guilford Press

Navarro-Gongóra, J. (2002). Familia y enfermedad: Problemas y técnicas de intervención. Psychologica, 31, 63-83

Pereira, R. (2011). Psicoterapia de la violencia filio-parental. Entre el secreto y la vergüenza. Madrid: Morata

Sousa, L.; Figueiredo, D.; Cerqueira, M. (2004). Envelhecer em família. Os cuidados familiares na velhice. Porto: Ambar

Sousa, L.; Mendes, A. & Relvas, A. P. (2007). Enfrentar a velhice e a doença crónica. Lisboa: Climepsi