Saúde Mental Comunitária
4
2020-2021
02018007
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Ter cumprido o plano curricular da 1ª fase/1º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia
Métodos de Ensino
Exposição teórica com recursos audiovisuais, pesquisa, consulta de documentos e entrevista a especialistas, visitas e confronto com projetos ou experiências em curso, debate, aprendizagem cooperativa. Os estudantes são convidados a participar em atividades científicas, relacionadas com promoção da saúde mental e prevenção, respondendo a necessidades empíricas ou integrando trabalhos em curso.
Resultados de Aprendizagem
os alunos devem ser capazes de:
* identificar fatores de risco e de proteção da saúde e do bem-estar individual e coletivo
* refletir sobre estratégias de prevenção e intervenção de situações adversas, envolvendo componentes cognitivas, emocionais, comportamentais e contextuais
* descrever as principais abordagens de atuação em Saúde Mental Comunitária
* analisar diagnósticos de e em comunidades; conhecer programas de intervenção (preventivos e remediativos); conhecer procedimentos de avaliação dos programas de intervenção
* identificar os princípios ecológicos da intervenção em contextos comunitários
* estruturar projetos de intervenção com base no paradigma da investigação colaborativa
* estruturar e fundamentar a aplicação dos princípios ecológicos aos processos de mudança social
* concetualizar e equacionar as funções das redes de suporte social
Estágio(s)
NãoPrograma
A.Definição, evolução e organização dos serviços de Saúde Mental Comunitária
1. Origens
2. Novos paradigmas terapêuticos
3. Saúde Pública e S M C
4. Objetivos do trabalho em S M Comunitária (planificação da prevenção e recuperação centrada no sujeito e na comunidade)
5. Intervenção em rede e cooperação interdisciplinar. Estabelecimento de programas educativos e desenvolvimento de novas formas de intervenção indireta
B. Aspetos teóricos e técnicos da S M Comunitária
1. Modelos, teorias e estratégias de intervenção
2. Conceitos de empowerment, stakeholders, wellness, apoio, suporte social, redes de suporte (formais e informais), auto-ajuda e ajuda mútua, crise, resiliência, recovery, compaixão;
3. Contributos da Psicologia Ecológica;
4. Contributos da Teoria dos Sistemas;
C. Programas de suporte às famílias dos indivíduos integrados em comunidades terapêuticas
D. Programas dirigidos à redução do estigma e discriminação dos sujeitos
E. Diretrizes, protocolos e ferramentas em S M C
Docente(s) responsável(eis)
Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
APA http://www.apa.org/about/division/div27.aspx
Apter, S. J. (1982). Troubled Children, Troubled Systems. N.Y.: Pergamon Press, General Psychology Series.
Bowe, N. (2005). Perspectives in Community Mental Health (a study guide and workbook). Dubuque, Iowa: Kendal/Hunt Publishing Company.
Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An Expedition into Community Psychology. New York: Oxford University
Nelson, G., Kloos, B., & Ornelas, J. H. (2014). Community Psychology and Community Mental Health: Towards Transformative Change. Estados Unidos: Oxford University Press.
Rosenberg, S. J. & Rosenberg, J. (Editor) (2017). Community Mental Health: Challenges for the 21st Century (3rd Edition). NY: Routledge.
Southwick, S.T., & Charney, D.S. (2018) Resilience. The science of mastering life's greatest challenges. Cambridge: Univ Press.
Thornicroft, G., Szmulkler, G., Muesser, K. T., & Drake, R. (Eds.) (2011). Oxford Textbook of Community Mental Health. Oxford University Press.