Saúde Mental Comunitária

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018007
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter cumprido o plano curricular da 1ª fase/1º ciclo do Mestrado Integrado em Psicologia

Métodos de Ensino

Exposição teórica com recursos audiovisuais, pesquisa, consulta de documentos e entrevista a especialistas, visitas e confronto com projetos ou experiências em curso, debate, aprendizagem cooperativa. Os estudantes são convidados a participar em atividades científicas, relacionadas com promoção da saúde mental e prevenção, respondendo a necessidades empíricas ou integrando trabalhos em curso.

Resultados de Aprendizagem

os alunos devem ser capazes de:

* identificar fatores de risco e de proteção da saúde e do bem-estar individual e coletivo

* refletir sobre estratégias de prevenção e intervenção de situações adversas, envolvendo componentes cognitivas, emocionais, comportamentais e contextuais

* descrever as principais abordagens de atuação em Saúde Mental Comunitária

* analisar diagnósticos de e em comunidades; conhecer programas de intervenção (preventivos e remediativos); conhecer procedimentos de avaliação dos programas de intervenção

* identificar os princípios ecológicos da intervenção em contextos comunitários

* estruturar projetos de intervenção com base no paradigma da investigação colaborativa

* estruturar e fundamentar a aplicação dos princípios ecológicos aos processos de mudança social

* concetualizar e equacionar as funções das redes de suporte social

Estágio(s)

Não

Programa

A.Definição, evolução e organização dos serviços de Saúde Mental Comunitária

1. Origens

2. Novos paradigmas terapêuticos

3. Saúde Pública e S M C

4. Objetivos do trabalho em S M Comunitária (planificação da prevenção e recuperação centrada no sujeito e na comunidade)

5. Intervenção em rede e cooperação interdisciplinar. Estabelecimento de programas educativos e desenvolvimento de novas formas de intervenção indireta

B. Aspetos teóricos e técnicos da S M Comunitária

1. Modelos, teorias e estratégias de intervenção

2. Conceitos de empowerment, stakeholders, wellness, apoio, suporte social, redes de suporte (formais e informais), auto-ajuda e ajuda mútua, crise, resiliência, recovery, compaixão;

3. Contributos da Psicologia Ecológica;

4. Contributos da Teoria dos Sistemas;

C. Programas de suporte às famílias dos indivíduos integrados em comunidades terapêuticas

D. Programas dirigidos à redução do estigma e discriminação dos sujeitos

E. Diretrizes, protocolos e ferramentas em S M C

Docente(s) responsável(eis)

Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

APA http://www.apa.org/about/division/div27.aspx

Apter, S. J. (1982). Troubled Children, Troubled Systems. N.Y.: Pergamon Press, General Psychology Series.

Bowe, N. (2005). Perspectives in Community Mental Health (a study guide and workbook). Dubuque, Iowa: Kendal/Hunt Publishing Company.

Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An Expedition into Community Psychology. New York: Oxford University

Nelson, G., Kloos, B., & Ornelas, J. H. (2014). Community Psychology and Community Mental Health: Towards Transformative Change. Estados Unidos: Oxford University Press.

Rosenberg, S. J. & Rosenberg, J. (Editor) (2017). Community Mental Health: Challenges for the 21st Century (3rd Edition). NY: Routledge.

Southwick, S.T., & Charney, D.S. (2018) Resilience. The science of mastering life's greatest challenges. Cambridge: Univ Press.

Thornicroft, G., Szmulkler, G., Muesser, K. T., & Drake, R. (Eds.) (2011). Oxford Textbook of Community Mental Health. Oxford University Press.