Saúde Mental Comunitária

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018007
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Preferencialmente, ter cumprido o plano curricular da 1.ª fase do Mestrado Integrado em Psicologia.

Métodos de Ensino

Exposição teórica com recursos audiovisuais, pesquisa, consulta de documentos e entrevista a especialistas, debate, aprendizagem cooperativa. Os estudantes são convidados a participar em atividades científicas, relacionadas com promoção da saúde e prevenção, respondendo a necessidades empíricas ou integrando trabalhos em curso

Resultados de Aprendizagem

Os alunos devem ser capazes de:

* identificar fatores de risco e de proteção da saúde e do bem-estar individual e coletivo

* refletir sobre estratégias de prevenção e intervenção de situações adversas, envolvendo componentes cognitivas, emocionais, comportamentais e contextuais

* descrever as principais abordagens de atuação em Saúde Mental Comunitária

* analisar diagnósticos em comunidades; conhecer programas de intervenção de saúde mental (preventivos e remediativos); conhecer procedimentos de avaliação dos programas de intervenção

* identificar os princípios ecológicos à intervenção em contextos comunitários

* estruturar projetos de intervenção com base no paradigma da investigação colaborativa

* estruturar e fundamentar a aplicação dos princípios ecológicos aos processos de mudança social

* concetualizar e equacionar as funções das redes de suporte social

Estágio(s)

Não

Programa

1. Definição, evolução e organização dos serviços de Saúde Mental Comunitária

- Origens

- Novos paradigmas terapêuticos

- Saúde Pública e Saúde Mental Comunitária

- Objetivos do trabalho em Saúde Mental Comunitária (planificação da prevenção e recuperação centrada no sujeito)

- Intervenção em rede e cooperação interdisciplinar. Estabelecimento de programas educativos e desenvolvimento de novas formas de intervenção indireta

2. Aspetos teóricos e técnicos da Saúde Mental Comunitária

- Modelos, teorias e estratégias de intervenção

- Conceitos de empowerment, stakefolders, wellness, apoio, suporte social, redes de suporte (formais e informais), auto-ajuda e ajuda mútua, crise;

- Contributos da Psicologia Ecológica;

- Contributos da Teoria dos Sistemas;

3. Programas de suporte às famílias dos pacientes integrados em comunidades terapêuticas

4. Programas dirigidos à redução do estigma e discriminação do doente mental

5. Diretrizes, protocolos e ferramentas em Saúde Mental Comunitária

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório final : 25.0%
Relatório de trabalho de grupo: 75.0%

Bibliografia

Apter, S. J. (1982). Troubled Children, Troubled Systems. N.Y.: Pergamon Press, General Psychology Series.

Bowe, N. (2005). Perspectives in Community Mental Health (a study guide and workbook). Dubuque, Iowa: Kendal/Hunt Publishing Company..

González, A. M., Fuertes, F. C. & García, M. M. (Eds.) (1988). Psicología Comunitaria. Madrid: Textos Visor.

Morgan, S. (1993). Community Mental Helath: practical approach to long-term problems. London: Chapman & Hall.

Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século.

Rappapport, J., & Seidman, E. (Eds.). (2000). Handbook of Community Psychology. NY.: Plenum Pub Corp.

Rose, S. R. (1998). Group work with children and adolescents: prevention and intervention in school and community systems (Sage sourcebooks for the human services. London: Sage Publications.

Thornicroft, G., Szmulkler, G., Muesser, K. T., & Drake, R. (Eds.) (2011). Oxford Textbook of Community Mental Health. Oxford University Press.