Saúde Mental Comunitária
4
2017-2018
02018007
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Preferencialmente, ter cumprido o plano curricular da 1.ª fase do Mestrado Integrado em Psicologia.
Métodos de Ensino
Exposição teórica com recursos audiovisuais, pesquisa, consulta de documentos e entrevista a especialistas, debate, aprendizagem cooperativa. Os estudantes são convidados a participar em atividades científicas, relacionadas com promoção da saúde e prevenção, respondendo a necessidades empíricas ou integrando trabalhos em curso
Resultados de Aprendizagem
Os alunos devem ser capazes de:
* identificar fatores de risco e de proteção da saúde e do bem-estar individual e coletivo
* refletir sobre estratégias de prevenção e intervenção de situações adversas, envolvendo componentes cognitivas, emocionais, comportamentais e contextuais
* descrever as principais abordagens de atuação em Saúde Mental Comunitária
* analisar diagnósticos em comunidades; conhecer programas de intervenção de saúde mental (preventivos e remediativos); conhecer procedimentos de avaliação dos programas de intervenção
* identificar os princípios ecológicos à intervenção em contextos comunitários
* estruturar projetos de intervenção com base no paradigma da investigação colaborativa
* estruturar e fundamentar a aplicação dos princípios ecológicos aos processos de mudança social
* concetualizar e equacionar as funções das redes de suporte social
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Definição, evolução e organização dos serviços de Saúde Mental Comunitária
- Origens
- Novos paradigmas terapêuticos
- Saúde Pública e Saúde Mental Comunitária
- Objetivos do trabalho em Saúde Mental Comunitária (planificação da prevenção e recuperação centrada no sujeito)
- Intervenção em rede e cooperação interdisciplinar. Estabelecimento de programas educativos e desenvolvimento de novas formas de intervenção indireta
2. Aspetos teóricos e técnicos da Saúde Mental Comunitária
- Modelos, teorias e estratégias de intervenção
- Conceitos de empowerment, stakefolders, wellness, apoio, suporte social, redes de suporte (formais e informais), auto-ajuda e ajuda mútua, crise;
- Contributos da Psicologia Ecológica;
- Contributos da Teoria dos Sistemas;
3. Programas de suporte às famílias dos pacientes integrados em comunidades terapêuticas
4. Programas dirigidos à redução do estigma e discriminação do doente mental
5. Diretrizes, protocolos e ferramentas em Saúde Mental Comunitária
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório final : 25.0%
Relatório de trabalho de grupo: 75.0%
Bibliografia
Apter, S. J. (1982). Troubled Children, Troubled Systems. N.Y.: Pergamon Press, General Psychology Series.
Bowe, N. (2005). Perspectives in Community Mental Health (a study guide and workbook). Dubuque, Iowa: Kendal/Hunt Publishing Company..
González, A. M., Fuertes, F. C. & García, M. M. (Eds.) (1988). Psicología Comunitaria. Madrid: Textos Visor.
Morgan, S. (1993). Community Mental Helath: practical approach to long-term problems. London: Chapman & Hall.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século.
Rappapport, J., & Seidman, E. (Eds.). (2000). Handbook of Community Psychology. NY.: Plenum Pub Corp.
Rose, S. R. (1998). Group work with children and adolescents: prevention and intervention in school and community systems (Sage sourcebooks for the human services. London: Sage Publications.
Thornicroft, G., Szmulkler, G., Muesser, K. T., & Drake, R. (Eds.) (2011). Oxford Textbook of Community Mental Health. Oxford University Press.