Avaliação Neuropsicológica

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02017978
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns.

Métodos de Ensino

Método expositivo; diapositivos; material de testing; treino com materiais de testing; avaliação de protocolos; sumários; bibliografia (livros, capítulos, artigos, outros textos, slides apresentados nas aulas). Os materiais de testing encontram-se na Testoteca, Gabinete de Apoio à Investigação e Docência ou Laboratório de Avaliação Psicológica.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos: 1. Conhecer o processo e protocolos de avaliação neuropsicológica. 2. Conhecer alguns dos principais testes neuropsicológicos associados ao exame de diferentes domínios neurocognitivos, incluindo as suas potencialidades e limites.

Resultados de aprendizagem: 1. Demonstrar competência na administração, cotação e interpretação dos resultados nos testes. 2. Demonstrar capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história clínica e resultados nos testes no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico. 3. Compreender a complexidade do trabalho de avaliação neuropsicológica. 4.Conhecer temas atuais de investigação e avaliação em neuropsicologia forense e neuropsicologia pediátrica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Avaliação Neuropsicológica. Biblioteca básica (livros, publicações periódicas, editoras de testes), história, princípios, objetivos, contextos de utilização e processo.

2. Entrevista e história clínica.

3. Testes Neuropsicológicos: administração, cotação, interpretação.

4. Testes Neuropsicológicos e domínios de avaliação: Memória, Atenção, Funções Executivas, Perceção visual, Linguagem, Motricidade, Lateralidade, Orientação.

5. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC). Usos no exame de diferentes condições clínicas e educativas (Epilepsia, PHDA, TCE).

6. Relatório neuropsicológico.

7. Questões especiais em Avaliação Neuropsicológica: Neuropsicologia pediátrica e forense.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Manuel Rodrigues Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho prático individual: 50.0%

Bibliografia

Armengol, G.,Kaplan, E., & Moes, E. (2001).The consumer-oriented neuropsychological report. Lutz, FL: PAR

Baron, I. (2004).Neuropsychological evaluation of the child. New York: OUP

Davis, A. (2010). Handbook of pediatric neuropsychology. New York: Springer

Horton Jr., A. & Hartlage, L. (Eds.) (2010).The handbook of forensic neuropsychology (2nd ed). New York: Springer

Koziol, L. & Budding, D. (2009).Subcortical structures and cognition: Implications for neuropsychological assessment. New York: Springer

Lezak, M., Howieson, D., Bigler, E., & Tranel, D.(2012).Neuropsychological assessment (5th ed). New York: OUP

Morgan, J., Baron, I. & Ricker, J. (Eds)(2011). Casebook of clinical neuropsychology. New York: OUP

Schoenberg, M. & Scott, J. (Eds)(2011). The little black book of neuropsychology: A syndrome-based approach. New York: Springer

Strauss, E.,Sherman, E. & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary (2nd ed). New York: OUP