Avaliação Neuropsicológica
4
2020-2021
02017978
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Avaliação Psicológica I; Avaliação Psicológica II
Métodos de Ensino
1.Exposição oral(aulas teóricas).
2.Apresentação e treino com materiais de testing,participação em exercícios de cotação e interpretação dos resultados em pequenos grupos (aulas práticas).Análise e discussão de protocolos e casos clínicos em contexto de ensino orientado por problemas (os estudantes usam os seus conhecimentos de condições clínicas, estrutura e funcionamento cerebral e relacionam com resultados em testes e dados de exames de imagem).
3.NONIO
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
1. Conhecer o processo e protocolos de avaliação neuropsicológica.
2. Conhecer alguns dos principais testes neuropsicológicos associados ao exame de diferentes domínios neurocognitivos, com ênfase em instrumentos validados para a população portuguesa, incluindo as suas potencialidades e limites.
Resultados de aprendizagem:
1. Demonstrar competência na administração, cotação e interpretação dos resultados nos testes neuropsicológicos.
2. Demonstrar capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história clínica e resultados nos testes neuropsicológicos no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico.
3. Compreender a complexidade do trabalho de avaliação neuropsicológica.
4. Conhecer temas atuais de investigação e protocolos de avaliação em avaliação neuropsicológica clínica, pediátrica/educativa, forense e geriática.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Avaliação NeuroPsicológica (ANP). Biblioteca básica comentada (livros, publicações periódicas, editoras de testes). História, princípios, objetivos, processo.
2. Entrevista e história clínica.
3. Testes Neuropsicológicos: administração, cotação, interpretação.
4. Testes Neuropsicológicos e domínios de avaliação: Memória (WMS-III, RAVLT, FCR), Atenção (D2, Cancelamento), Funções Executivas (Torre de Londres, Stroop, TMT, FVS, FVF, WCST), Perceção visual/viso-construtiva (Cópia FCR), Linguagem (Token Test), Motricidade, Lateralidade, Orientação.
5. Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC, 15 testes). Usos no exame de diferentes condições clínicas e educativas (Epilepsia, TCE, PHDA, POD, Dificuldades intelectuais, DD).
6. Estudos de caso único; estudos de associação, dissociação e dupla dissociação; métodos de correlação anatómico-clínica.
7. Relatório neuropsicológico.
8. Questões especiais de ANP em contextos pediátrico/educativo, clínico, forense, geriátrico.
Docente(s) responsável(eis)
Mário Manuel Rodrigues Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
1 Trabalho Prático. Protocolo de avaliação: Guião de Entrevista + Questionário de Dados Demográficos; bateria de testes neuropsicológicos abrangendo diferentes funções cognitivas (e.g, memória, linguagem, atenção, funções executivas) + elaboração de Relatório Neuropsicológico: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Arnett,P.(2013).Secondary influences on neuropsychological test performance.NY:OUP
Donders, J. (Ed.)(2016).Neuropsychological report writing. NY:Guilford
Grant, I., & Adams, K. (Eds.) (2009). Neuropsychological assessment of neuropsychiatric and neuromedical disorders (3rd ed).NY:OUP.
Lezak, M., et al. (2012).Neuropsychological assessment (5th ed). NY:OUP.
Miller, D. (2013).Essentials of school neuropsychological assessment (2nd ed).NY:Wiley.
Morgan, J. E., & Ricker, J. H. (Eds.)(2018).Textbook of clinical neuropsychology (2nd ed). N.Y.:Taylor & Francis.
Simões, M. et al. (2016).Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual Técnico.Lisboa:Cegoc.
Schoenberg, M., & Scott, J. (Eds.)(2009).The little black book of neuropsychology: A syndrome based approach.NY:Springer.
Strauss, E., et al. (2006).A compendium of neuropsychological tests (3rd ed). NY:OUP.
Snyder, P., et al. (Eds.) (2014).Clinical neuropsychology: A pocket handbook for assessment (3rd ed.). Washington: APA.