Desenvolvimento e Intervenção no Adulto e no Idoso

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02017956
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as disciplinas anteriores, domínio da língua portuguesa e leitura em língua inglesa.

Métodos de Ensino

Dinâmica de ensino-aprendizagem teórico-prática, assentando na utilização de métodos expositivos, seguidos de reflexões dos alunos sobre os tópicos abordados, a partir da análise e discussão de textos e de situações práticas.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc pretende efectuar uma reflexão sobre o conhecimento conceptual e prático de uma área vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento do adulto e do idoso. São abordados os temas relacionados com o desenvolvimento pessoal e interpessoal do adulto e do idoso, enfatizando as múltiplas dimensões do desenvolvimento, desde os aspectos cognitivos, psicossociais, emocionais, sociais, vocacionais, espirituais, educacionais e da saúde. Deste modo, tem como grandes objectivos:

 

- Analisar perspetivas interdisciplinares do desenvolvimento do adulto e do idoso.

- Refletir sobre as mudanças biológicas, cognitivas, psicossociais e afetivas do adulto e do idoso.

- Analisar os problemas principais dos adultos e idosos, como desemprego, precaridade, pobreza, isolamento, violência, suicídio, abuso de sustâncias, saúde mental.

- Sistematizar as principais implicações psicológicas, societais e culturais resultantes do aumento da população idosa.

Estágio(s)

Não

Programa

1.         Introdução: Concepções de idade adulta e ciclo de vida

2.         Teorias e Modelos de Desenvolvimento Humano: da adultez emergente à idade adulta e à idade adulta avançada

3.         Temas do desenvolvimento do adulto e do idoso

4.         Transição da adultez emergente para a idade adulta

5.         Características da idade adulta

6.         Mudanças físicas

7.         Mudanças cognitivas

8.         Continuidade e mudança na personalidade ao longo do curso de vida

9.         Sabedoria, experiência e criatividade

10.       Saúde e bem-estar

11.       Relações sociais e de intimidade

12.       Amor e família

13.       Trabalho (desemprego), reforma e lazer

14.       Transição para a reforma

15.       Envelhecimento positivo

16.       Problemas na idade adulta avançada: pobreza, isolamento, violência nos idosos, suicídio, abuso de substâncias e saúde mental

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Revisão crítica de artigo: 10.0%
Projecto: 10.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Bibliografia

Anderson, M., Goodman, J., & Schlossberg, N. (2012). Counseling adults in transition: linking Schlossberg’s theory with practice in a diverse world, 4th ed. New York: Springer.

Bjourklund, B.R. (2015). The Journey of Adulthood, 8th Edition. Florida Atlantic University: Pearson.

Fry, P. S., & Keyes, C. (2010). New frontiers in resilient aging: Life-strengths and well-being in late life. New York: Cambridge University Press.

Kegan, R. (1994).  In over our heads, Cambridge: Harvard Univ. Press.

Simões, A. (2006). A nova velhice: um novo público a formar. Coimbra: Coimbra Almedina.

Simões, A., Lima, M., P. Vieira, C. M. C., Ferreira, J. A., Oliveira, A. L., Alcoforado, L., Neto, F. F. M., Ruiz, F., Cardoso, A. P., Felizardo, S., & Sousa, L. N. (2006). Promover o bem-estar dos idosos: Um estudo experimental. Psychologica, 42, 115-131.

Whitbourne, S. K. (2001). Adult development and aging. New York: John Eiley and Sons, Inc.