Desenvolvimento e Intervenção no Adulto e no Idoso
4
2019-2020
02017956
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Todas as disciplinas anteriores, domínio da língua portuguesa e leitura em língua inglesa.
Métodos de Ensino
Dinâmica de ensino-aprendizagem teórico-prática, assentando na utilização de métodos expositivos, seguidos de reflexões dos alunos sobre os tópicos abordados, a partir da análise e discussão de textos e de situações práticas.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc pretende efectuar uma reflexão sobre o conhecimento conceptual e prático de uma área vocacionada para o desenvolvimento e optimização do funcionamento do adulto e do idoso. São abordados os temas relacionados com o desenvolvimento pessoal e interpessoal do adulto e do idoso, enfatizando as múltiplas dimensões do desenvolvimento, desde os aspectos cognitivos, psicossociais, emocionais, sociais, vocacionais, espirituais, educacionais e da saúde. Deste modo, tem como grandes objectivos:
- Analisar perspetivas interdisciplinares do desenvolvimento do adulto e do idoso.
- Refletir sobre as mudanças biológicas, cognitivas, psicossociais e afetivas do adulto e do idoso.
- Analisar os problemas principais dos adultos e idosos, como desemprego, precaridade, pobreza, isolamento, violência, suicídio, abuso de sustâncias, saúde mental.
- Sistematizar as principais implicações psicológicas, societais e culturais resultantes do aumento da população idosa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução: Concepções de idade adulta e ciclo de vida
2. Teorias e Modelos de Desenvolvimento Humano: da adultez emergente à idade adulta e à idade adulta avançada
3. Temas do desenvolvimento do adulto e do idoso
4. Transição da adultez emergente para a idade adulta
5. Características da idade adulta
6. Mudanças físicas
7. Mudanças cognitivas
8. Continuidade e mudança na personalidade ao longo do curso de vida
9. Sabedoria, experiência e criatividade
10. Saúde e bem-estar
11. Relações sociais e de intimidade
12. Amor e família
13. Trabalho (desemprego), reforma e lazer
14. Transição para a reforma
15. Envelhecimento positivo
16. Problemas na idade adulta avançada: pobreza, isolamento, violência nos idosos, suicídio, abuso de substâncias e saúde mental
Docente(s) responsável(eis)
Maria São João Castilho Breda
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 10.0%
Revisão crítica de artigo: 10.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Bibliografia
Anderson, M., Goodman, J., & Schlossberg, N. (2012). Counseling adults in transition: linking Schlossberg’s theory with practice in a diverse world, 4th ed. New York: Springer.
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Kegan, R. (1994). In over our heads, Cambridge: Harvard Univ. Press.
Simões, A. (2006). A nova velhice: um novo público a formar. Coimbra: Coimbra Almedina.
Simões, A., Lima, M., P. Vieira, C. M. C., Ferreira, J. A., Oliveira, A. L., Alcoforado, L., Neto, F. F. M., Ruiz, F., Cardoso, A. P., Felizardo, S., & Sousa, L. N. (2006). Promover o bem-estar dos idosos: Um estudo experimental. Psychologica, 42, 115-131.
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