Instrumentos de Avaliação e Relatórios Psicológicos

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02017944
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Avaliação Psicológica I; Avaliação Psicológica II

Métodos de Ensino

Método expositivo; data show; treino com materiais de testing; avaliação de protocolos; sumários; bibliografia.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos: 1. Usar de modo rigoroso os instrumentos de avaliação psicológica. 2. Articular a informação obtida a partir dos instrumentos de avaliação tendo em vista a elaboração de um Relatório Psicológico relevante e defensável. 3. Apreender a articulação do eixo da prática psicológica com o da investigação (teórica e empírica) em avaliação psicológica, instrumentos e relatórios psicológicos.

Competências: 1. Conhecer instrumentos de avaliação psicológica necessários ao exercício profissional da Psicologia em diferentes contextos e com estudos em Portugal. 2. Identificar questões de natureza técnica, psicométrica e ética, relativas ao uso de instrumentos com base na análise da investigação teórica e empírica publicada. 3. Demonstrar capacidade para comunicar informação obtida e domínio das técnicas de escrita de relatórios psicológicos. 4. Compreender a complexidade do trabalho especializado do psicólogo como perito em tarefas de avaliação psicológica e elaboração de relatórios.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Objectivos, pressupostos, vantagens e limites, parâmetros psicométricos e investigação adicional relativa a instrumentos de avaliação psicológica que examinam: 1.1. a inteligência (WAIS-III); 1.2. a personalidade (MMPI-2, NEO PI-R, MCMI-III, 16 PF-5; EPQ-R; ICAC, PHSCS-II) e 1.3. sintomas (STAI, BSI, BDI/ BDI-II, IACLIDE, RCMAS, STAI-C, Rorschach, TAT). 2. Investigação com novos instrumentos de avaliação psicológica desenvolvidos para a população portuguesa: IACFiTe; IAFAI; MoCA. 3. Relatórios Psicológicos: escrita; linhas orientadoras e outros conselhos técnicos na preparação e defesa do relatório; rubricas (análise do pedido e informação contextual; observação do comportamento; resultados nos testes e outros instrumentos de avaliação e respectiva interpretação; Impressões diagnósticas e conceptualização/formulação do caso; recomendações); exemplos; questões éticas e deontológicas. 4. O psicólogo como perito em tarefas de avaliação psicológica e elaboração de relatórios.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Manuel Rodrigues Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
relatório psicológico: 50.0%

Bibliografia

Boyle, G. J., Saklofske, D. H., Matthews, G. (Eds.) (2012). Psychological Assessment (Vol. I-IV). New York: Sage.

Harwood, T. M., Beutler, L. E., & Groth-Marnat, G. (Eds.) (2011). Integrative assessment of adult personality (3rd ed.). New York: Guilford Press.

Maruish, M. E. (Ed.) (2004). The use of psychological testing for treatment planning and outcomes assessment (3rd ed.) (Vol. I-III). Mahwah, NJ: Erlbaum.

Ownby, R. L. (2007). Psychological reports: A guide to report writing in psychology (4rd ed.). New York: Wiley.

Zuckerman, E. L. (2010). Clinician’s thesaurus: The guide to conducting interviews and writing psychological reports (7th ed.). New York: Guilford.

Séries: Provas Psicológicas em Portugal (1995, APPORT); Testes e Provas Psicológicas  em Portugal (1999; APPORT); Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. I/2003; Vol. II/2004; Vol.III/2007; Quarteto); Contextos e Instrumentos de Avaliação Psicológica (Vol. I, 2011; Almedina).