Instrumentos de Avaliação e Relatórios Psicológicos
4
2020-2021
02017944
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Avaliação Psicológica I e Avaliação Psicológica II
Métodos de Ensino
1. Exposição oral (aulas teóricas).
2. Apresentação e treino com materiais de testing, participação em exercícios de cotação e interpretação dos resultados em pequenos grupos (aulas práticas). Análise e discussão de protocolos de casos com diferentes condições clínicas em contexto de ensino orientado por problemas: os estudantes articulam dados de protocolos de avaliação (entrevistas, histórias clinicas, observação) com resultados de instrumentos de avaliação (inteligência/cognição, comportamento, funcionamento emocional, personalidade) e redigem relatórios psicológicos.
3. Plataforma NONIO.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
1. Usar de modo rigoroso os instrumentos de avaliação psicológica;
2. Articular a informação obtida a partir dos instrumentos de avaliação tendo em vista a elaboração de um Relatório Psicológico relevante e defensável;
3. Apreender a articulação do eixo da prática psicológica com o da investigação em avaliação psicológica, instrumentos e relatórios psicológicos.
Competências:
1. Conhecer instrumentos de avaliação psicológica representativos, necessários ao exercício profissional da Psicologia em diferentes contextos com estudos em Portugal;
2. Identificar questões de natureza técnica, psicométrica e ética, relativas ao uso de instrumentos com base na análise da investigação teórica e empírica publicada;
3. Demonstrar capacidade para comunicar informação obtida e domínio das técnicas de escrita de relatórios psicológicos;
4. Compreender a complexidade do trabalho especializado do psicólogo como perito em tarefas de avaliação psicológica e elaboração de relatórios.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Objetivos, pressupostos, parâmetros psicométricos, investigação, potencialidades e limites relativos a instrumentos de avaliação psicológica validados para a população portuguesa e que examinam a inteligência (WAIS-III), a inteligência pré-mórbida (TeLPI) ou são usados como screening cognitivo (MoCA); as atividades de vida diária (IAFAI); a personalidade (MMPI-2, PAI, NEO PI-R, MCMI-IV, 16 PF-5, EPQ-R, ICAC; PHSCS-II, Rorschach, TAT, EDS-20); sintomas (RCMAS, STAI-C, STAI, BSI, CDI, BDI/ BDI-II), validade de desempenhos (TOMM).
2. Relatórios Psicológicos: rubricas (análise do pedido e informação contextual; observação do comportamento; resultados nos testes e outros instrumentos de avaliação; impressões diagnósticas/formulação do caso/sumário e conclusões; recomendações), linhas orientadoras, questões controversas; ética e deontologia;
3. Protocolos de avaliação, instrumentos e relatórios psicológicos em contextos clínicos, forenses e educativos.
Docente(s) responsável(eis)
Mário Manuel Rodrigues Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
1 Trabalho Prático: Entrevista + Questionário de dados demográficos + administração, cotação, análise e interpretação de resultados nos testes e outros instrumentos (e.g., Vocabulário e Sequências Letras-Números [WAIS-III]; NEO-FFI; BSI; ICAC; EDS-20) + Relatório Psicológico: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Brown, S., Bowen, E., Prescott, D. (Eds.) (2017). The forensic psychologists' report writing guide. New York: Routledge.
Dombrowsk, S. C. (2015). Psychoeducational assessment and report writing. New York: Springer.
Geisinger, K.F. (Ed.) (2013). APA handbook of testing and assessment in psychology (Vol. I-IV). Washington, DC: APA.
Groth-Marnat, G. & Davis, A. (2014). Psychological report writing assistant. Hoboken, NJ: Wiley.
Haynes, S. N., Smith, G. T., & Hunsley, J. D. (2011). Scientific foundations of clinical assessment. New York: Routledge.
Wright, A. J. (2010). Conducting psychological assessment: A guide for practioners. New York: Wiley.
Séries: Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vols. I/2003; II/2004; III/2007; Quarteto); Contextos e Instrumentos de Avaliação Psicológica (Vol.I, 2011; II, 2014; Almedina); Psic. Clínica e da Saúde: Instrumentos de Avaliação (2017); Psic. Forense: Instrumentos de Avaliação (2017, Pactor).