Intervenção Psicológica em Contextos Escolares
4
2020-2021
02017933
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Privilegia-se a participação ativa e aprendizagem situada dos estudantes, da pesquisa orientada, planificação, colaboração em projetos de investigação ou intervenção em curso à resolução cooperativa de problemas.
Prevê-se problematização de situações reais, com reporte a conteúdos teóricos, sob tutoria e supervisão das docentes. São resultados esperados: análise sistemática de programas, manuseamento de materiais de suporte e seu tratamento reflexivo com apresentações orais, escritas e em role-play, além do debate (e.g., em fóruns de discussão online).
Resultados de Aprendizagem
•Identificar contextos escolares onde o Psicólogo intervém
•Enunciar tarefas de intervenção psicológica da educação pré-escolar à superior
•Descrever funções situadas do psicólogo
•Conhecer modelos de intervenção
•Perspetivar-se profissional numa equipa
•Analisar técnicas e instrumentos de avaliação psicoeducativa
•Conhecer e analisar instrumentos de intervenção psicológica e neuropsicológica
•Ler e escrever relatórios por referência à CIF
•Estudar casos de percurso curricular alternativo, currículo adaptado e planos educativos individuais
•Selecionar criteriosamente programas de apoio ao estudo e à aprendizagem
•Planificar sessões de métodos de estudo e de aprendizagem de estratégias
•Analisar programas de promoção de competências, com destaque para as cognitivas e metacognitivas (e referência à literacia, numeracia e resolução de problemas)
•Contactar com formas alternativas de avaliação (dinâmica)
•Ensaiar metodologias de gestão da comunicação entre agentes educativos
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
Intervenção psicológica em contextos escolares, da educação pré-escolar à superior
Modelos de intervenção na escola
Participação do psicólogo em equipas
Gestão da comunicação
Orientação e acompanhamento escolar no estudo e na aprendizagem
Autorregulação
Adaptação escolar
Diversidade étnica e cultural
Recursos de intervenção, Programas de intervenção psicológica e neuropsicológica (Promoção Cognitiva e sua implementação em Portugal):
•Enriquecimento Instrumental (R. Feuerstein, 1980)
•Filosofia para Crianças (Lipman et al, 1984)
•Projecto Inteligência (Harvard, 1983)
•IDEAL (Bransford & Stein, 1984)
•Inteligência aplicada, criativa e analítica (Sternberg, 1986)
•Progresint (Yuste et al., 1994)
•Pensamento Lateral (De Bono, 1971) e outros
•Intervenção neuropsicológica REHACOG (Figueira & Paixão, sd)
•Tools of Mind (Bedrova & Leong, 2001)
•PRogramas consciência metalinguística (Figueira & Pinto, sd)
•Intervenção ao nível da leitura, escrita e cálculo, SICOLE
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
1. teste escrito: 50%+2. relatório de atividades de observação, individual e escrito: 50% da nota final - Época de Recurso: Teste escrito contemplando toda a matéria: 100.0%
Bibliografia
Almeida, L.S., et al. (2009). Manual- Programa de Promoção Cognitiva (5ª ed). Braga: Psiquilíbrios.
Figueira, A.P.C. (1994). Inventário de estratégias de estudo e de aprendizagem – Lassi (Weinstein & Palmer, 1990). Psychologica, 12, 79-114.
Figueira, A. P. C. (2016). Preparação para a leitura e a escrita, Livro1. lisboa: psiclinica.
Figueira, A P. C, Paixão, R. P. (2015). Cogtrain: programa de treino cognitivo compensatório (manual do cliente_versão portuguesa). em http://www.cogs
Figueira, A. P. C. & Pinto, M. A. (2018). Consciência Metalinguística. teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação.
Figueira, A P. C, Paixão, R. P. (in press). REHACOG: Programa de Intervenção Neuropsicológica - Manual do Profissional.
Figueira, A. P, cró, m. l & Lopes, I. P. (2014). ferramentas da mente. Coimbra: Imprensa da Universidade.
Monteiro, A., Moreira, J.A., & Almeida, A.C. (Org.) (2012). Educação online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso: De Facto Editores.