Intervenção Psicológica em Contextos Escolares

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02017933
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Privilegia-se a participação ativa e aprendizagem situada dos estudantes, da pesquisa orientada, planificação, colaboração em projetos de investigação ou intervenção em curso à resolução cooperativa de problemas.

Prevê-se problematização de situações reais, com reporte a conteúdos teóricos, sob tutoria e supervisão das docentes. São resultados esperados: análise sistemática de programas, manuseamento de materiais de suporte e seu tratamento reflexivo com apresentações orais, escritas e em role-play, além do debate (e.g., em fóruns de discussão online).

Resultados de Aprendizagem

•Identificar contextos escolares onde o Psicólogo intervém
•Enunciar tarefas de intervenção psicológica da educação pré-escolar à superior
•Descrever funções situadas do psicólogo
•Conhecer modelos de intervenção
•Perspetivar-se profissional numa equipa
•Analisar técnicas e instrumentos de avaliação psicoeducativa
•Conhecer e analisar instrumentos de intervenção psicológica e neuropsicológica
•Ler e escrever relatórios por referência à CIF
•Estudar casos de percurso curricular alternativo, currículo adaptado e planos educativos individuais
•Selecionar criteriosamente programas de apoio ao estudo e à aprendizagem
•Planificar sessões de métodos de estudo e de aprendizagem de estratégias
•Analisar programas de promoção de competências, com destaque para as cognitivas e metacognitivas (e referência à literacia, numeracia e resolução de problemas)
•Contactar com formas alternativas de avaliação (dinâmica)
•Ensaiar metodologias de gestão da comunicação entre agentes educativos

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução
Intervenção psicológica em contextos escolares, da educação pré-escolar à superior
Modelos de intervenção na escola
Participação do psicólogo em equipas
Gestão da comunicação
Orientação e acompanhamento escolar no estudo e na aprendizagem
Autorregulação
Adaptação escolar
Diversidade étnica e cultural
Recursos de intervenção, Programas de intervenção psicológica e neuropsicológica (Promoção Cognitiva e sua implementação em Portugal):
•Enriquecimento Instrumental (R. Feuerstein, 1980)
•Filosofia para Crianças (Lipman et al, 1984)
•Projecto Inteligência (Harvard, 1983)
•IDEAL (Bransford & Stein, 1984)
•Inteligência aplicada, criativa e analítica (Sternberg, 1986)
•Progresint (Yuste et al., 1994)
•Pensamento Lateral (De Bono, 1971) e outros
•Intervenção neuropsicológica REHACOG (Figueira & Paixão, sd)
•Tools of Mind (Bedrova & Leong, 2001)
•PRogramas consciência metalinguística (Figueira & Pinto, sd)
•Intervenção ao nível da leitura, escrita e cálculo, SICOLE

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
1. teste escrito: 50%+2. relatório de atividades de observação, individual e escrito: 50% da nota final - Época de Recurso: Teste escrito contemplando toda a matéria: 100.0%

Bibliografia

Almeida, L.S., et al. (2009). Manual- Programa de Promoção Cognitiva (5ª ed). Braga: Psiquilíbrios.

Figueira, A.P.C. (1994). Inventário de estratégias de estudo e de aprendizagem – Lassi (Weinstein & Palmer, 1990). Psychologica, 12, 79-114.

Figueira, A. P. C. (2016). Preparação para a leitura e a escrita, Livro1. lisboa: psiclinica.

Figueira, A P. C, Paixão, R. P. (2015). Cogtrain: programa de treino cognitivo compensatório (manual do cliente_versão portuguesa). em http://www.cogs

Figueira, A. P. C. & Pinto, M. A. (2018). Consciência Metalinguística. teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação.

Figueira, A P. C, Paixão, R. P. (in press). REHACOG: Programa de Intervenção Neuropsicológica - Manual do Profissional.

Figueira, A. P, cró, m. l & Lopes, I. P. (2014). ferramentas da mente. Coimbra: Imprensa da Universidade.

Monteiro, A., Moreira, J.A., & Almeida, A.C. (Org.) (2012). Educação online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso: De Facto Editores.