Intervenção Psicológica em Contextos Escolares

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02017933
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Resultados de Aprendizagem

Identificar contextos escolares onde o Psicólogo intervém

Enunciar tarefas de intervenção psicológica da educação pré-escolar à superior

Descrever funções situadas do psicólogo

Conhecer modelos de intervenção

Perspetivar-se profissional numa equipa

Analisar técnicas e instrumentos de avaliação psicoeducativa

Ler e escrever relatórios por referência à CIF (Classificação de Incapacidade e Funcionalidade)

Estudar casos de percurso curricular alternativo, currículo adaptado e planos educativos individuais

Selecionar criteriosamente programas de apoio ao estudo e à aprendizagem

Planificar sessões de métodos de estudo e de aprendizagem de estratégias

Analisar programas de promoção de competências, com destaque para as cognitivas e metacognitivas (e referência à literacia, numeracia e resolução de problemas)

Contactar com formas alternativas de avaliação (dinâmica)

Ensaiar metodologias de gestão da comunicação entre agentes educativos formais. informais e outras entidades

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

Intervenção psicológica em contextos escolares, da educação pré-escolar  à superior

Modelos de intervenção na escola

Participação do psicólogo em equipas

Gestão da comunicação

Orientação e acompanhamento escolar no estudo e na aprendizagem

Autorregulação

Adaptação escolar

Diversidade étnica e cultural

Programas de Promoção Cognitiva e sua implementação em Portugal

• Enriquecimento Instrumental (R. Feuerstein, 1980)

• Filosofia para Crianças (Lipman et al, 1984)

• Projecto Inteligência (Harvard, 1983)

• IDEAL (Bransford & Stein, 1984)

• Inteligência aplicada, criativa e analítica (Sternberg, 1986)

• Progresint (Yuste et al., 1994)

• Pensamento Lateral (De Bono,  1971) e outros

Referência a Programas de competências sociais e de gestão emocional, com enfoque em:

Inteligências Múltiplas

Criatividade

Os jogos como ferramenta de avaliação e  de intervenção psicológica

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Resolução de problemas: 75.0%

Bibliografia

Almeida, L.S., et al. (2009). Manual- Programa de Promoção Cognitiva (5ª ed). Braga: Psiquilíbrios.

Figueira, A.P.C. (1997). Aprendizagem auto-regulada. Considerações gerais. RPP, 31(1, 2, 3), 239-260.

Julià, F.F. (2005). O Psicopedagogo e os novos desafios educativos, in B. del R. Igea e col., Presente e Futuro do trabalho psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed.

Lopes, J., Rutherford, R., Cruz, M.C., Mathur, S., & Quinn, M. (2006). Competências Sociais: Aspectos Comportamentais, Emocionais e da Aprendizagem. Braga: Psiquilibrios.

Maher, C.A. & Zins, J.E. (1987) (eds). Intervenções psicoeducacionais em contextos educativos. Métodos e procedimentos para potenciar a competência dos alunos. NY: Pergamon Press.

Monteiro, A., Moreira, J.A., & Almeida, A.C. (Org.) (2012). Educação online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso: De Facto Editores.