Modelos de Carreira e Consulta Vocacional

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02017922
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no 1º ciclo em Psicologia e competências sólidas ao nível da compreensão e da escrita da língua inglesa

Métodos de Ensino

Método expositivo, discussão de casos, reflexão sobre modalidades de consulta psicológica de carreira e de programas de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

Identificar os principais modelos concetuais de intervenção na vida/carreira e os respectivos paradigmas utilizados na análise dos fenómenos a descrever.

Identificar as principais variáveis intervenientes no processo e no resultado da consulta psicológica vocacional

Treinar as competências de intervenção de carreira mediante a aplicação dos conceitos teóricos na descrição, compreensão, explicação de histórias vocacionais, bem como na conceção de intervenções de carreira (face a situações reais ou simuladas).

Treinar as principais competências de consulta associadas às diferentes fases do processo de aconselhamento vocacional.

Treinar as competências de comunicação e de apresentação oral e escrita de trabalhos científico-técnicos, nomeadamente ao nível da análise teórico-conceptual de histórias vocacionais diversas.

Treinar as competências de pesquisa bibliográfica e de construção de modalidades de intervenção aplicada.

Estágio(s)

Não

Programa

A. Principais modelos conceptuais de compreensão e de intervenção de carreira:

1. Ajustamento Pessoa-Ambiente (o conteúdo da carreira);

2. Desenvolvimentistas e Narrativas (o processo de desenvolvimento ou de construção da carreira);

3. Ancorados em torno do conceito de aprendizagem (conteúdo e processo);

4. Novos paradigmas (accionais, sistémicos e contemplando o papel do acaso).

B.O paradigma Europeu da orientação e do aconselhamento ao longo da vida: o papel da orientação e da consulta vocacional no memorando Europeu sobre aprendizagem ao longo da vida

C. Os modelos de serviços de carreira contemplando os diferentes níveis de intervenção

D. As variáveis de processo e de resultado na consulta vocacional e a sua relação com os diferentes modelos teóricos:

1. Fases da consulta vocacional: criação da aliança de trabalho, avaliação inicial, definição de objectivos, avaliação em profundidade, finalização do processo

2. Técnicas e procedimentos a utilizar

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Barbas de Albuquerque Paixão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Resolução de problemas: 60.0%

Bibliografia

Arnkil, R., Spangar, T. & Vuorinen, R. (2017). Practitioners’ toolkit for PES building career guidance and lifelong learning. Luxembourg Publications Office: European Union.

Brown, S. D. & Lent, R. (2013). Career Development and Counseling – Putting Theory and Research to Work (2nd ed.). Hoboken, NJ: Wiley.

Maree, K. (Ed., 2017). Psychology of Career Adaptability, Employability and Resilience. Cham: Springer.

McMahon. M. (Ed., 2017). Career Counseling: Constructivist approaches (2nd ed.). NY: Routledge.

Savickas, M. (2011). Career Counseling (Series of Psychotherapy Theories). Washington, DC: American Psychological Association.

Savickas, M. & Walsh, B. (Eds, 2015). The APA Handbook of Career Intervention. Washington, DC: APA Press.

Swanson, J. & Fouad, N. (2015). Career Theory and Practice: Learning Through Case Studies (3rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.

Walsh, B., Savickas, M. & Hartung, P. (Eds, 2013). Handbook of Vocational Psychology (4th ed.). NY: Routledge.