Desenvolvimento e Intervenção na Infância e na Adolescência

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02017911
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento

Métodos de Ensino

Método expositivo/argumentativo.

Role-play.

Trabalhos de grupo.

Trabalhos de campo/investigação.

Discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Consubstanciando-se num paradigma da Psicologia do Desenvolvimento Aplicada, esta disciplina procura, fundamentalmente, dotar os alunos de uma perspetiva desenvolvimentista sobre a intervenção com crianças e adolescentes.

São objetivos específicos:

- Reforçar uma perspetiva ecológica sobre o processo de Desenvolvimento humano;

- Desenvolver a capacidade de analisar certas problemáticas e particularidades de determinados contextos de desenvolvimento e de elaborar planos específicos de intervenção, desenvolvimentalmente informados;

- Conhecer estratégias e programas de intervenção/prevenção no processo e nalguns contextos de desenvolvimento da criança e do adolescente, baseados na evidência.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Binómio Desenvolvimento–Intervenção:contributos da perspetiva ecológica do desenvolvimento

2.Desenvolvimento e Intervenção em contexto de consulta psicológica

a)Especificidades da entrevista com a criança/adolescente e com os pais

b)Entrevista de devolução da informação

3.Desenv.e Interv.no contexto familiar

a)Prestação de cuidados na infância e promoção da(auto)regulação emocional

b)Aquisição do controlo esfincteriano e enurese

c)Desenv.e ed.sexual

d)Suporte parental ao processo de tomada de decisão na adolescência

e)Filhos do divórcio

4.Desenv.e Interv.no contexto social

a)Interações com pares e grupos

b)Comportamento pró-social,aceitação entre pares e amizade

c)Rejeição entre pares e agressão:Comport. desviante,antissocial e peer bullying;Agressão e novas tecnologias:ciberbullying

d)Experiências com pares e ajustamento futuro

5.Programas de desenv. de competências pessoais e sociais(Gestão de conflitos/Prevenção do bullying);Prevenção de comport. de risco sexual e aditivo

Docente(s) responsável(eis)

Luísa Isabel Gomes Freire Nobre Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

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