Desenvolvimento e Intervenção na Infância e na Adolescência
4
2017-2018
02017911
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento.
Métodos de Ensino
Ensino
Método expositivo/argumentativo.
Role-plays.
Trabalhos de grupo.
Trabalhos de campo.
Discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Consubstanciando-se num paradigma da Psicologia do Desenvolvimento Aplicada, esta disciplina procura, fundamentalmente, dotar os alunos de uma perspectiva desenvolvimentista sobre a intervenção com crianças e adolescentes.
São objectivos específicos:
- Reforçar uma perspectiva ecológica sobre o processo de Desenvolvimento humano;
- Desenvolver a capacidade de analisar certas problemáticas e particularidades de determinados contextos de desenvolvimento e de elaborar planos específicos de intervenção, desenvolvimentalmente informados;
- Conhecer estratégias e programas de intervenção/prevenção no processo e nalguns contextos de desenvolvimento da criança e do adolescente, baseados na evidência.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Análise do binómio Desenvolvimento – Intervenção
2. Desenvolvimento e Intervenção em contexto de consulta psicológica
2.1. Especificidades da entrevista com a criança, adolescente e pais
2.3. A actividade lúdica aplicada ao contexto da consulta.
3. Desenvolvimento e Intervenção no contexto familiar
3.1. A prestação de cuidados ao bebé e a promoção da auto-regulação emocional
3.2. A aquisição e o treino do controlo esfincteriano e a enurese
3.3. O desenvolvimento e educação sexual da criança e do adolescente
4. Desenvolvimento e Intervenção no contexto social
4.1. Interações com os pares e grupos: perspetiva desenvolvimental
4.2. O comportamento pró-social, a aceitação entre pares e a amizade
4.3. A rejeição entre pares e a agressão
5. Referência a Programas de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, com enfoque em estratégias de: Gestão de conflitos interpessoais/Prevenção do bullying; Prevenção de comportamentos sexuais de risco; Controlo de comportamentos aditivos.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação continua
Conjunto de tarefas/trabalhos propostos e avaliados de forma contínua : 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Arnett, J., Kurtines, W. & Montgomery, M. J. (Eds). (2008). Promoting Positive Youth Development: A Developmental Intervention , J. of Adolescent Research, 3, 233-359.
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Morgado, A. & Vale-Dias, M. (in press, 2012). Promoting socially adjusted trajectories in late childhood and adolescence. INFAD, Int J of Dev and Ed Psychology.
Soares, I. (2001). Vinculação e cuidados maternos: segurança, protecção e desenvolvimento da regulação emocional no contexto da relação mãe-bebé. In. M. C. Canavarro (Coord.). Psicologia da Gravidez e da Maternidade (pp.75-104). Coimbra: Quarteto Editora