Desenvolvimento e Intervenção na Infância e na Adolescência

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02017911
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento.

Métodos de Ensino

Ensino

Método expositivo/argumentativo.

Role-plays.

Trabalhos de grupo.

Trabalhos de campo.

Discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Consubstanciando-se num paradigma da Psicologia do Desenvolvimento Aplicada, esta disciplina procura, fundamentalmente, dotar os alunos de uma perspectiva desenvolvimentista sobre a intervenção com crianças e adolescentes.

São objectivos específicos:

- Reforçar uma perspectiva ecológica sobre o processo de Desenvolvimento humano;

- Desenvolver a capacidade de analisar certas problemáticas e particularidades de determinados contextos de desenvolvimento e de elaborar planos específicos de intervenção, desenvolvimentalmente informados;

- Conhecer estratégias e programas de intervenção/prevenção no processo e nalguns contextos de desenvolvimento da criança e do adolescente, baseados na evidência.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Análise do binómio Desenvolvimento – Intervenção

2. Desenvolvimento e Intervenção em contexto de consulta psicológica

2.1. Especificidades da entrevista com a criança, adolescente e pais

2.3. A actividade lúdica aplicada ao contexto da consulta.

3. Desenvolvimento e Intervenção no contexto familiar

3.1. A prestação de cuidados ao bebé e a promoção da auto-regulação emocional

3.2. A aquisição e o treino do controlo esfincteriano e a enurese

3.3. O desenvolvimento e educação sexual da criança e do adolescente

4. Desenvolvimento e Intervenção no contexto social

4.1. Interações com os pares e grupos: perspetiva desenvolvimental

4.2. O comportamento pró-social, a aceitação entre pares e a amizade

4.3. A rejeição entre pares e a agressão

5. Referência a Programas de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, com enfoque em estratégias de: Gestão de conflitos interpessoais/Prevenção do bullying; Prevenção de comportamentos sexuais de risco; Controlo de comportamentos  aditivos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Conjunto de tarefas/trabalhos propostos e avaliados de forma contínua : 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Arnett, J., Kurtines, W.  & Montgomery, M. J. (Eds). (2008). Promoting Positive Youth Development: A Developmental Intervention , J. of Adolescent Research3, 233-359.

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Soares, I. (2001). Vinculação e cuidados maternos: segurança, protecção e desenvolvimento da regulação emocional no contexto da relação mãe-bebé. In. M. C. Canavarro (Coord.). Psicologia da Gravidez e da Maternidade (pp.75-104). Coimbra: Quarteto Editora