Avaliação em Contextos de Aconselhamento Vocacional
4
2020-2021
02017900
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Ter conhecimentos básicos de psicometria e de métodos de avaliação psicológica.
Métodos de Ensino
Um mix de métodos expositivos e de aprendizagem baseada em estudos de caso são privilegiados. Os estudantes estudam em pequenos grupos alguns estudos de caso e manuseiam vários tipos de procedimentos de avaliação, quer formais (estandardizados), quer informais.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc aborda os princípios e as práticas principais de um dos componentes fundamentais da atividade de aconselhamento de carreira.
No plano da aquisição de competências teóricas, os objetivos da unidade são os seguintes: 1) contribuir para um conhecimento aprofundado e uma visão crítica da problemática ligada à avaliação psicológica no contexto do desenvolvimento de carreira; 2) suscitar a reflexão sobre o quê e o para quê da avaliação de carreira; 3) desenvolver os conhecimentos dos estudantes sobre os fundamentos teóricos em que assentam as principais estratégias e técnicas de avaliação de carreira.
No plano das competências práticas pretende-se que os estudantes, no final do programa saibam: 1) planificar e executar um programa integrado de avaliação de carreira; 2) selecionar e usar procedimentos de avaliação psicológica tipicamente usados na avaliação de carreira; 3) aplicar, cotar e interpretar instrumentos; 4) organizar, transmitir e inserir a informação recolhida no proc
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1: Introdução à Avaliação da Carreira:
1. Aconselhamento psicológico, intervenções de carreira e aconselhamento de carreira
2. A integração da avaliação no processo de aconselhamento de carreira
3. Modelos do processo de avaliação de carreira
Módulo 2: Domínios da avaliação da carreira
4. A entrevista de admissão/triagem: Entrevistas estruturadas para obter informação sobre os clientes
5. Procedimentos estandardizados (testes e inventários)
6. Procedimentos informais e de avaliação qualitativa
Docente(s) responsável(eis)
José Manuel Tomás Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Brown, S. D. & Lent, R. W. (2013). Career Development and Counseling: Putting Theory and Research to Work (2nd Edition). Hoboken, NJ: Willey & Sons.
Gysbers, N. C., Heppner, M. J. & Johnston, J. A. (2009). Career counseling: Contexts, processes, and techniques. Alexandria, VA: ACA.
Leitão, L. M. (2004). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Quarteto: Coimbra.
Osborn, D. S. & Zunker, V. E. (2016). Using assessment results for career development (9th Edition). Boston, MA: Cengage Leraning.
Spokane, A. R. (1991). Career intervention. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Taveira, M. C. & Silva, J. T. (2011). Psicologia vocacional: Perspetivas para a intervenção. Coimbra: IUC.
Watkins, C. E. & Campbell (2000). Testing and assessment in counseling practice. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Whiston, S. C. (2009). Principles and applications of assessment in counseling. Belmont, CA:Brooks/Cole.