Avaliação em Contextos de Aconselhamento Vocacional

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02017900
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter conhecimentos básicos de psicometria e de métodos de avaliação psicológica.

Métodos de Ensino

Um mix de métodos expositivos e de aprendizagem baseada em estudos de caso são privilegiados. Os estudantes estudam em pequenos grupos alguns estudos de caso e manuseiam vários tipos de procedimentos de avaliação, quer formais (estandardizados), quer informais.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc aborda os princípios e as práticas principais de um dos componentes fundamentais da atividade de aconselhamento de carreira.

No plano da aquisição de competências teóricas, os objetivos da unidade são os seguintes: 1) contribuir para um conhecimento aprofundado e uma visão crítica da problemática ligada à avaliação psicológica no contexto do desenvolvimento de carreira; 2) suscitar a reflexão sobre o quê e o para quê da avaliação de carreira; 3) desenvolver os conhecimentos dos estudantes sobre os fundamentos teóricos em que assentam as principais estratégias e técnicas de avaliação de carreira.

No plano das competências práticas pretende-se que os estudantes, no final do programa saibam: 1) planificar e executar um programa integrado de avaliação de carreira; 2) selecionar e usar procedimentos de avaliação psicológica tipicamente usados na avaliação de carreira; 3) aplicar, cotar e interpretar instrumentos; 4) organizar, transmitir e inserir a informação recolhida no proc

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1: Introdução à Avaliação da Carreira:

1. Aconselhamento psicológico, intervenções de carreira e aconselhamento de carreira

2. A integração da avaliação no processo de aconselhamento de carreira

3. Modelos do processo de avaliação de carreira

Módulo 2: Domínios da avaliação da carreira

4.  A entrevista de admissão/triagem: Entrevistas estruturadas para obter informação sobre os clientes

5.  Procedimentos estandardizados (testes e inventários)

6.  Procedimentos informais e de avaliação qualitativa

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Tomás Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Brown, S. D. & Lent, R. W. (2013). Career Development and Counseling: Putting Theory and Research to Work (2nd Edition). Hoboken, NJ: Willey & Sons.

Gysbers, N. C., Heppner, M. J. & Johnston, J. A. (2009). Career counseling: Contexts, processes, and techniques. Alexandria, VA: ACA.

Leitão, L. M. (2004). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Quarteto: Coimbra.

Osborn, D. S. & Zunker, V. E. (2016). Using assessment results for career development (9th Edition). Boston, MA: Cengage Leraning.

Spokane, A. R. (1991). Career intervention. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Taveira, M. C. & Silva, J. T. (2011). Psicologia vocacional: Perspetivas para a intervenção. Coimbra: IUC.

Watkins, C. E. & Campbell (2000). Testing and assessment in counseling practice. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Whiston, S. C. (2009). Principles and applications of assessment in counseling. Belmont, CA:Brooks/Cole.